Página inicial > Ultimas Notícias > Comunidade universitária comemora 5 anos de atividades do Campus de Ananindeua

Comunidade universitária comemora 5 anos de atividades do Campus de Ananindeua

• Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h10

5 anos Campus Ananindeua 1O Campus de Ananindeua completou, no último dia 12 de agosto, 5 anos de atividades e, para celebrar essa data, a Coordenação do Campus e os servidores - técnicos e docentes - organizaram, na última sexta, 31, uma solenidade especial. A comemoração contou com a presença de alunos e representantes da gestão da UFPA. A programação incluiu atividades de Fisioterapia Laboral, apresentação da Escola de Música da UFPA, a presença da feira de talentos e a participação do Projeto de extensão Dance e Recrie o Mundo.

5 anos Campus Ananindeua 2Após as apresentações, todos os presentes participaram de um café da manhã, e, na ocasião, os participantes puderam, ainda, ver um vídeo institucional mostrando as dependências do campus e os relatos sobre a trajetória e importância da Instituição (para conferir o vídeo clique aqui). Foi divulgado também o resultado do concurso para escolha do logotipo comemorativo da data. A ganhadora do concurso foi a discente Karla Katianna Ribeiro do Rosário. O logo será utilizado nos documentos oficiais no decorrer deste ano.

Para o professor Francivaldo Alves Nunes, coordenador do campus, a data é de muita alegria e de realizações. “A confraternização foi pensada para celebrar este momento especial, pois nessas etapas conseguimos ver o quanto crescemos e já somos um campus com atividades de qualidade, formando jovens e produzindo conhecimento científico acadêmico com expressividade. Essa conquista é uma construção de muitas mãos, por isso meu agradecimento especial para os professores e os técnicos, que tanto contribuem e se esforçam para atender aos alunos e a nossa sociedade. Estendemos, ainda, o nosso agradecimento à Reitoria e à Vice-Reitoria, bem como a todos os pró-reitores da Instituição, que não medem esforços para nos auxiliar neste desafio”, declara o coordenador.

5 anos Campus Ananindeua 3O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, parabenizou  todos do Campus. “Estendo meus cumprimentos a todos do Campus de Ananindeua pelo trabalho que desenvolvem, que tanto soma na vida de toda a região. É importante que nós, que possuímos essa responsabilidade enquanto Administração superior, possamos visitar e conhecer as necessidades e a realidade dos campi e unidades da Universidade, podendo assim analisar processos e situações de modo mais assertivo por ter a visão do contexto que eles estão imersos, estamos canalizando esforços para finalização da sede própria do Campus de Ananindeua para contribuir com o belíssimo trabalho que já vem sendo desenvolvido aqui”, afirmou Raimundo Almeida.

História - O Campus surgiu com a necessidade de atuação da UFPA nas várias regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana, no seu papel fundamental de desenvolvimento da região. Nasceu, então, com dois cursos de graduação, o compromisso de Formação Superior, pensando em dois aspectos fundamentais da localidade - o polo industrial e a formação de professores.

Atualmente o Campus funciona nas dependências do prédio de uma faculdade localizada na Rodovia BR 316, KM 07, e possui no seu quadro mais de 55 professores, 35 técnicos-administrativos, e por volta de 2000 alunos, sendo formados em 7 cursos de graduação, 4 especializações e 1 mestrado, incluindo o curso de Tecnologia em Geoprocessamento, único curso tecnológo no quadro da UFPA.

Futuro - As instalações de funcionamento atuais são provisórias. A construção das dependências do Campus na Granja do Icuí-Guajará já foi iniciada. O projeto inclui a construção de prédios que contemplarão salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e espaço administrativo. A previsão é de que em dezembro já seja entregue um prédio do projeto e a construção das demais dependências da unidade já estão em processo de finalização de licitação, e a previsão é que a construção se inicie ainda este ano.

Texto e fotos: Assessoria Progep