Página inicial > Ultimas Notícias > Rompimentos amorosos e ideações suicidas são tema de minicurso direcionado a jovens

• Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 15h44

Suicídio2

O Projeto de extensão “Clínica de Psicologia: um olhar em atenção à saúde do estudante da UFPA” promove, no próximo dia 10 de setembro, o minicurso "Rompimentos amorosos e ideações suicidas: por que o sofrimento de uma separação gera a vontade de se matar?” O evento, que terá como ministrante o filósofo e psicanalista André Martins, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocorre no Auditório João Paulo Mendes, do Instituto de  Ciências Biológicas (ICB), a partir das 9h30.

O evento é voltado tanto para os jovens que se apaixonam e não têm sua paixão correspondida (ou para aqueles que estão namorando e têm a relação amorosa rompida pelo parceiro) quanto para profissionais da Psicologia que lidam com o sofrimento advindo de rompimentos amorosos. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

De acordo com a Coordenação do projeto, é imprescindível entender como se forma no imaginário e qual a importância psíquica das relações amorosas com alto grau de dependência e projeção. “Buscaremos com a ajuda da Teoria Psicanalítica de Winnicott e da teoria dos afetos de Spinoza, entender como funciona o psiquismo humano (como sentimos, como nos afetamos, como nos conhecemos e como imaginamos), Para em seguida entender o sentimento do amor, da paixão, da idealização, da dependência amorosa, do sofrimento psíquico e das ideações suicidas. Compreender é a primeira etapa da profilaxia para uma terapêutica”, explica o professor André Martins.

Clínica de Psicologia - Criada em 1978, a Clínica de Psicologia da UFPA promove diversos projetos e atividades abertos ao público. Todos compostos e coordenados por professores da Universidade. Entre esses programas, está  o Projeto de extensão "Clínica de Psicologia: um olhar em atenção à saúde do estudante da UFPA". O projeto, criado em 2010 ,  somente de janeiro a julho deste ano, já acolheu 185 estudantes.

Projeto - “O projeto tem como objetivo implantar ações que favoreçam a reflexão do aluno sobre a prática clínica, o nível de consciência e o compromisso com seu papel social, bem como prestar serviços voltados à prevenção, manutenção e recuperação da saúde psicológica dos estudantes da UFPA e de seus familiares, principalmente, aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, informa o professor André Barretto.

Para alcançar essa meta, o programa conta com uma equipe multidisciplinar de psicólogos, estagiários de Psicologia e Serviço Social, além de  assistentes sociais. O projeto, apoiado pela Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA, funciona gratuitamente durante o ano inteiro.

Minicurso "Rompimentos amorosos e ideações suicidas: por que o sofrimento de uma separação gera a vontade de se matar?”
Data: 10/09/2018
Horário:  das 9h30 às 12 h e das 14h30 ás 16h.
Local: Auditório João Paulo Mendes, Instituto de  Ciências Biológicas (ICB).

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução / Google