Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação promove o I Encontro de Ecologia

Programa de Pós-Graduação promove o I Encontro de Ecologia

• Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 15h16

cartaz encontro ecologia conservação

No mês de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Pará (PPGECO) promoverá o I Encontro de Ecologia. O evento, que ocorrerá no Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), entre os dias 22 e 26, contará com minicursos, palestras e apresentações orais, além de pôsteres sobre as diversas abordagens na grande área da Ecologia. As inscrições podem ser realizadas até 14 de outubro.

Com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL) e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o encontro terá como temática "Por que estudar Ecologia?" A programação contará com palestras magnas com a participação de pesquisadores provenientes de diversas instituições brasileiras de ensino e pesquisa, e minicursos voltados principalmente para alunos de graduação.

Segundo o professor do PPGECO Leandro Juen, a pretensão é promover um evento científico que auxilie na formação qualificada de graduandos em Ciências Biológicas, Oceanografia, Engenharia de Pesca, pós-graduação, entre outros, que tenham áreas de concentrações no tema da ecologia da região.

“Temos como meta difundir o conhecimento em Ecologia e pesquisas desenvolvidas na Região Amazônica. Além disso, este evento será importante para divulgar linhas de atuação dentro da Ecologia e a importância deste campo de pesquisa, ainda mais em um momento de crise que a ciência brasileira está vivendo.”

Importância – O professor conta que entender a distribuição da biodiversidade, a busca pela preservação e conservação das espécies são algumas das principais preocupações em estudos ecológicos, ainda mais nesse grande cenário de degradação ambiental proporcionada pelas ações humanas. Por isso programações como essa são essenciais, visto que áreas utilizadas economicamente pelo homem podem se sobrepor àquelas de grande valor para a conservação biológica.

“Assim, os estudos ecológicos são primordiais para a elaboração de estratégias de mitigação das alterações ambientais e de seus efeitos, uma vez que só saberemos criar estratégias adequadas para a conservação das espécies se soubermos onde as espécies estão distribuídas e quais são os fatores responsáveis por esta distribuição”, afirma Leandro Juen.

Apresentações - Interessados em apresentar trabalho durante o evento devem preencher o cadastro aqui, e verificar todas as informações sobre as apresentações e submissões. É necessário realizar o investimento para que a inscrição seja confirmada.

Os trabalhos, que podem ser submetidos até o dia 20 de setembro, devem estar vinculados a uma das áreas de concentração do PPGECO:  Ecologia de Comunidades e Ecossistemas; Ecologia de Organismos e Populações; Ecologia de Paisagem; ou Ecologia Teórica e Aplicada.

Programação – O Encontro contará com a presença de palestrantes e grupos de pesquisas renomados em Ecologia, vindos de diversas universidades do país, Eles serão os responsáveis em palestrar sobre: Uso de atributos em Ecologia e conservação: a natureza da função e a função da natureza; Redução da diversidade beta como consequência da simplificação de habitats; e Importância e vantagens dos estudos integrados: progressos recentes e necessidades futuras. Além delas, há ainda mais duas palestras a serem definidas: uma sobre macroecologia ou distribuição potencial de espécies e outra sobre metacomunidades.

I Encontro de Ecologia
Local/Data: Auditório Paulo Mendes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), entre 22 e 26 de outubro
Inscrições: até 14 de outubro. Interessados devem preencher o cadastro aqui.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA