Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade promove o 5º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate

• Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 15h48

5 enamec 2

Entre os dias 14 e 15 de setembro, ocorre, pela primeira na Região Norte, na Universidade Federal do Pará, a 5ª edição do Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate (Enamec). O evento busca discutir e debater antropologia, ensino, formação e treinamento físico e técnico-tático em Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate com os maiores nomes da produção de conhecimento na área, no País.

Com o suporte do Campus de Belém e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, e da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a programação é uma realização da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal e contará com uma série de apresentações de trabalhos que foram submetidos para o encontro.

O professor Victor Coswig, do Campus de Castanhal, presidente do Enamec, explica que “a região apresenta uma relação sociocultural muito forte com as lutas, que é historicamente reconhecida. Além disso, é um celeiro de atletas e treinadores de altíssimo nível. Vale lembrar que é berço da luta marajoara, modalidade que deve receber atenção e se “esportivizar” em um futuro próximo.  Apesar disso, eventos com esta temática são raros na região, e este pode contribuir com a divulgação científica e estimular a produção de conhecimento por alunos e professores da região.”

Enamec - O evento objetiva promover a integração e o debate sobre a produção de conhecimento nas lutas, nas artes marciais e nos esportes de combate entre pesquisadores e alunos de todo o país.  A programação é destinada a todos os interessados na temática, que envolve Pedagogia, Antropologia, História, formação docente, treinamento esportivo e desempenho competitivo. Ouvintes podem se inscrever e realizar o investimento até 14 de setembro. Para mais informações, acesse o site do evento.

Troca de experiências – Além dos diversos benefícios proporcionados pela prática de artes maciais, o esporte é também uma forma de ocupação e integração. Os praticantes se mantêm ativos, e o evento será uma grande oportunidade para realizar a troca de conhecimentos dentro de suas modalidades.

“Acredito que este evento será um grande aliado na “esportivização”, divulgação e reconhecimento da luta marajoara como modalidade regulamentada e brasileira. Além disso, deve fomentar parcerias que proporcionem maiores oportunidades aos atletas da região”, complementa Victor Coswig.

5ª edição do Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate (ENAMEC)
Local: UFPA Campus Belém
Datas: 14 e 15 de setembro