Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lamenta tragédia no Museu Nacional do Rio de Janeiro

UFPA lamenta tragédia no Museu Nacional do Rio de Janeiro

• Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 16h53

Museu Nacional do RJ

NOTA OFICIAL

A Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) manifesta o sentimento de pesar ante as perdas irreparáveis para o país, nos campos da cultura, das artes, da ciência e da memória nacional, resultantes do incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Expressa também a sua solidariedade à comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que por anos vem lutando para proteger um patrimônio de enorme valor para toda a sociedade brasileira. Esta perda expõe o extenso percurso civilizatório que ainda temos à frente, até nos tornarmos uma nação capaz de enfrentar com dignidade e soberania os seus grandes desafios. Os primeiros passos precisam incluir, sem dúvida, o convencimento do conjunto da sociedade acerca do valor e da necessidade de investimentos públicos mais expressivos e regulares em cultura, ciência e educação. Ou conquistamos isso, ou comprometeremos, além da sobrevivência de museus e universidades, o futuro das novas gerações.

Belém, 03 de setembro de 2018.

Emmanuel Zagury Tourinho

Reitor da Universidade Federal do Pará