Página inicial > Ultimas Notícias > XXII Encontro Nacional de Estudantes de Artes ocorre de 9 a 16 de setembro na UFPA

• Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 15h19

XXII Enearte 2018

Nos dias 9 a 16 de setembro, a UFPA recebe o XXII Encontro Nacional de Estudantes de Artes (Enearte), que, este ano, recebe artistas dos mais diversos campos das artes para debater o tema “Chega-te a mim: A arte em contato”. O encontro é um convite aos estudantes de Artes a tomar os espaços mais inusitados, misturar os saberes e fazer um intercâmbio com os mais variados tipos de conhecimento acerca do meio artístico.

Programação - O Enearte busca proporcionar um diálogo entre os estudantes e a comunidade, e a troca de saberes artísticos por meio de uma programação que integrará apresentações de espetáculos, exposições, oficinas, vivências, mesas de discussão e seminários. A grande proposta do evento é promover o fortalecimento e o reconhecimento dos cursos nas universidades e a valorização da arte como campo de pesquisa e conhecimento científico.

Segundo a organização do evento, o tema deste ano pretende realizar a discussão entre as diversas linguagens artísticas, com o intuito de aumentar a valorização da Arte no espaço acadêmico. E, por isso, a realização do evento será dada por meio de debates e divulgação de trabalhos científicos que integrem arte, educação, sociedade, política, meio ambiente, regionalismo e publicidade.

Para Ana Laura, representante do Encontro Nacional de Estudantes de Artes, será muito importante sediar o evento em Belém após 10 anos e ter a possibilidade de discutir assuntos sobre a arte e ofertar a troca mútua de conhecimento, culturas, experiências entre os estudantes de artes locais e de outros Estados brasileiros. “Sediar um evento dessa magnitude na Região Norte, em Belém do Pará, agrega valores e se torna potencializador de mudanças na arte, em nível nacional”, afirma Laura.

Programação - Em sua 22ª edição, o encontro apresenta-se diversificado em sua programação e aborda, entre as principais discussões, temas relacionados à resistência de minorias, como o “Pretato - Teatro Preto de resistência e combate ao racismo”. O evento será composto por: oficinas de ritmos e de preparação para artistas cênicos, vídeo performance, expressão corporal, reflexões sobre gênero, dança para o deficiente visual, potência da dança no ensino e aprendizagem da acrobacia.

Inscrições - As inscrições já se encontram no 2º lote, sendo divididas em três opções: lote completo (barraca ou colchonete) no valor de R$ 170,00 reais, com inscrições até o dia 7 de setembro e, ainda, o lote “inscrição e alimentação” no valor de R$ 145,00 reais, com inscrições até o dia 9 de setembro.

Confira a programação pré-oficial do evento na página do Enearte.

Texto: Raquel Brasil – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação