Página inicial > Ultimas Notícias > Time Enactus UFPA recebe inscrições para processo seletivo até este sábado, dia 08

• Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 15h58

enactus UFPA

Com o objetivo de selecionar novos membros para os Departamentos de Projetos, Marketing, Captação de Recursos, Gente e Gestão, o Processo Seletivo do Time Enactus UFPA recebe inscrições até este sábado, dia 8 de setembro.  Os interessados em participar da equipe devem conferir as normas da seleção no edital e fazer a inscrição aqui.

Fundada em 2014, o Time Enactus UFPA tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social. Ao ingressar no Time, o membro tem acesso a uma rede internacional de universitários engajados em empreendedorismo social que trazem soluções sustentáveis e lucrativas para comunidades de cada região.

No dia a dia, ele proporciona aos seus integrantes vivenciar rotinas profissionais e ampliar sua rede de contatos.  “Poder ajudar pessoas a melhorarem de vida não apenas com palavras, mas também com atitudes que uniam técnicas, ciência e aplicação de conhecimentos teóricos me fez perceber que trabalhar constantemente com a inovação e o imprevisto, típicos do empreendedorismo, era onde eu queria estar", afirma João Luiz Martins, acadêmico de Engenharia Civil e alumni do Time. Além disso, em razão de o Time ser um projeto de extensão, os membros recebem certificados de carga horária, aceitos pela maioria dos cursos da Instituição.

Projetos – Atualmente, a equipe conta com quatro projetos de empreendedorismo social. O Projeto Cíclica trabalha com catadores de resíduos sólidos no Canal São Joaquim, localizado no bairro Val de Cans. O Cíclica tem o intuito de melhorar a renda dos catadores, adquirindo novos pontos de coleta de materiais por meio de parcerias, além de trabalhar a visibilidade deles pela sociedade.

O Projeto Fiero foi criado com o objetivo de promover o empoderamento da comunidade de feirantes e recuperar a visibilidade do complexo de São Brás (marco histórico de Belém, composto por mercado, feira e alimentação), aumentar a renda deles e desenvolver lideranças. Por meio de capacitações, a comunidade adquire conhecimentos sobre boas práticas, manuseio de alimentos, atendimento ao cliente, finanças, ações de limpeza, entre outros. Além disso, com os feirantes, a iniciativa está desenvolvendo uma linha de produtos alimentícios.

Já o Projeto CosturaÊ objetiva empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com capacitações de corte, costura e gestão. Além disso, para o desenvolvimento pessoal das beneficiadas, são realizadas ações, com o intuito de desenvolver autoestima e oferecer orientações jurídicas. Dessa forma, busca-se proporcionar às mulheres do projeto independência emocional e financeira.

O Amana Katu (do tupi-guarani "Chuva Boa") é um projeto de consumo sustentável da água, que, com um sistema inteligente, realiza a captação da água da chuva para seu aproveitamento em residências urbanas. Além de seu viés ambiental, o projeto é um negócio de impacto social, quando proporciona a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica a oportunidade de aprender a produzir e comercializar o sistema de captação pluvial, por meio de capacitações técnicas e treinamentos de cunho empreendedor. O sistema que o projeto propõe é sustentável e de baixo custo - outro item colaborativo para o impacto social -, visando atender a comunidades carentes do recurso.

Áreas – Além dos projetos, o time conta com três departamentos internos responsáveis pela administração dos membros, das finanças e das estratégias de marketing. O Departamento de Gente & Gestão é responsável pelos recursos humanos do Time (seja membro ativo, ex-membro ou alumni), e por executar e mediar reuniões gerais, eventos, processos seletivos e atividades de acompanhamento em prol da comunicação, da integração e do desenvolvimento.

O Marketing é responsável pela comunicação, o que inclui criação de conteúdo para as redes sociais, o contato com parceiros do Time ou potenciais parceiros, produção gráfica e audiovisual dos projetos. Já o Departamento de Captação de Recursos trabalha no planejamento estratégico, tático e operacional de ações de captação de recursos que venham contribuir com as atividades desenvolvidas pelo Time. Para conhecer mais sobre nossa atuação, acesse a página no Facebook.

Texto: Matheus Nery - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA