Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe o VII Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas

• Publicado: Sábado, 08 de Setembro de 2018, 11h18

VII CLAFPL

“Formação de Professores em Tempos Críticos: Múltiplas Dimensões", com esse tema, a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe, nesta semana, de 11 a 13 de setembro, o VII Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL). O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho "Formação de Educadores na Linguística Aplicada", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL).

Em sua sétima edição, o congresso tem por objetivo promover discussões na área de formação de professores de línguas reunindo pesquisadores, docentes e discentes de universidades e do sistema educacional em geral, criando oportunidades para a integração e o intercâmbio entre diferentes grupos de pesquisa da América Latina. Em 2018, cerca de 600 pessoas participam de toda a programação.

Para a professora Walkyria Magno e Silva, coordenadora da Comissão Organizadora Local e membro do Grupo de Trabalho da ANPOLL, o fato do CLAFPL ser um espaço que possibilita um debate plural sobre educação é um ponto primordial e deve ser comemorado. Em suas palavras: “É de grande importância poder trazer um grupo de pesquisadores tão importantes para debater o tema da formação do professor de línguas nas dimensões afetiva, inclusiva, pedagógica e social, sob uma perspectiva dos tempos críticos para essa profissão, além de contar com uma seleção de pesquisadores, como os que compõem o grupo de trabalho da ANPOLL. Alegra-me poder, bianualmente, trocar experiências e viver esse clima de aprendizagem mútua.”

Experiência amazônica - Além de aprender com os pesquisadores de outros países e regiões do Brasil sobre as diversas maneiras com as quais se formam professores para o ensino de línguas, o CLAFPL também proporciona a oportunidade de pesquisadores locais falarem sobre suas experiências na Amazônia, considerando as peculiaridades locais.

Para Walkyria, é valoroso “o fato de uma universidade como a UFPA e outros pesquisadores da Região Amazônica exporem seus trabalhos à comunidade científica, dando-lhes a conhecer estudos originais que aqui são realizados.” Por esse motivo, o evento acaba se tornando também um espaço propício para a realização de novas parcerias internacionais.

Programação - A programação do VII CLAFPL contará com a realização de quatro conferências, uma mesa-redonda, mais de 370 trabalhos apresentados em sessões de comunicações coordenadas ou individuais, uma sessão de pôsteres, lançamento de diversos títulos de livros, além do já tradicional Painel Latino-Americano.

O painel deste ano terá representantes do Brasil, do Chile, da Colômbia, do México e do Uruguai, que irão apresentar um panorama da situação da formação de professores de línguas, sob a ótica dos desafios encontrados em seus respectivos países. A Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) terá, também, uma sessão especial que consta na programação do evento. As atividades estarão distribuídas entre o Centro de Eventos Benedito Nunes, o prédio do Programa de Pós-Graduação em Letras e o Espaço de Ensino Mirante do Rio.

VII Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas
Data: de 11 a 13 de setembro
Local: Universidade Federal do Pará - Campus Guamá
Programação completa ​aqui.
Mais informações no site do evento.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA