Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Guamá sedia Seminário de Integração do PROFCIAMB

Campus Guamá sedia Seminário de Integração do PROFCIAMB

• Publicado: Domingo, 09 de Setembro de 2018, 11h07

PROFCIAMB

Entre os dias 19 e 22 de setembro, o Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará o III Seminário Nacional de Integração. O evento está sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb). Anualmente, o evento busca reunir os membros dos polos da Rede, do qual participam docentes e alunos dos programas.

Objetivo – A 3ª edição do Seminário Nacional tem como objetivo promover um espaço de diálogo, trocar experiências e dar continuidade à implementação de ações de caráter interdisciplinar no modo de funcionamento da Rede Profciamb. A organização do evento quer evitar o uso de materiais descartáveis. Sendo assim, solicita aos participantes do evento que levem sua caneca, já que não serão disponibilizados copos descartáveis para os cafés dos intervalos.

Importância – O III Seminário se destaca, em sua essência, pela aproximação e troca de informações geradas pelos polos distribuídos em todo o país, expondo projetos em andamento e em fase de conclusão. “Esses projetos trazem metodologias e novas ideias de produtos de divulgação de ciências ambientais voltados ao ensino. Além disso, o seminário coloca os docentes e os alunos discutindo melhorias que visam fortalecer e aumentar a interação dos membros da Rede”, diz a professora Cristiane de Paula, docente do PROFCIAMB.

Atrações – As atividades incluem sessões de apresentações orais e pôsteres, reuniões temáticas com grupos de trabalho, reuniões de coordenadores e oficina de desenvolvimento da integração e interdisciplinaridade entre os Polos Profciamb. “Também ocorrerá uma trilha de percepção ambiental no Parque Curió-Utinga, atividade de campo na Ilha de Mosqueiro e passeio cultural na Estação das Docas”, diz Cristiane. Confira a programação.

Atividades extras – A não utilização de copos e outros materiais descartáveis visa a não produção de lixo plástico,principalmente como forma de colaborar com a prevenção de danos ao ambiente. “A atividade de campo pretende demonstrar algumas metodologias desenvolvidas nos projetos, que incluem amostragem de dados biológicos e ambientais do Polo UFPA da Rede Profciamb”, complementa. As atividades estão abertas aos discentes e aos docentes da Rede. Para mais informações, clique aqui.

III Seminário Nacional de Integração
Data/Local: Entre 19 e 22 de setembro no Campus Guamá da UFPA
Para mais informações, clique aqui.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação