Página inicial > Ultimas Notícias > Colóquio sobre variações Deleuzianas recebe submissão de trabalhos até 21 de setembro

• Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 15h29

Colóquio Variações Deleuzianas

Propondo reunir graduandos, mestrandos e doutorandos de diferentes Instituições de Ensino Superior, o “II Colóquio variações Deleuzianas, educação e pensamento e política e fabulação e...” está com o período de submissão de trabalhos aberto até 21 de setembro. O evento ocorrerá entre 7 e 9 de novembro e será realizado na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação visa criar outros modos de existências, baseados nas ideias do filósofo francês Gilles Deleuze.

Inscrições – Os trabalhos devem ser submetidos até 21 de setembro, por meio do site do evento. As linhas temáticas são: variações em arte; conversações entre educação e ciência e filosofia; e diferença e política. Em caso de dúvidas, os interessados devem encaminhar seus questionamentos ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Objetivo – O colóquio foi pensado para contribuir para a formação de estudantes e professores. Além de ampliar o debate filosófico-educativo-artístico no campo da educação, pretende-se fortalecer estudos e pesquisas em andamento, com as reflexões da Filosofia da Diferença Deleuziana. Com isso, seria possível estabelecer um núcleo de referência em pesquisas sobre a temática na região.

“Variações Deleuzianas” e importância – A temática de reflexão diz respeito às variações percorridas pelo pensamento da diferença Deleuziano. Essas conexões com o pensamento da diferença busca criar outras formas de vida, em que os conceitos, as práticas educativas, as sensações possam funcionar como potências inventivas, de acordo com a professora Maria dos Remédios, coordenadora do evento.

“As reflexões teóricas que o colóquio pretende movimentar podem potencializar a formação de pesquisadores que dialogam com a filosofia e com a filosofia da diferença, na tentativa de pensar a educação, a filosofia, a literatura, a política, a arte por outros deslocamentos inventivos”, comenta Maria.

Público-alvo – O evento é voltado para professores, pesquisadores e graduandos das áreas de educação, filosofia, sociologia, letras e antropologia, além de interessados, de modo geral, no pensamento da diferença, considerando que a temática "Variações Deleuzianas" é substancial às várias àreas do conhecimento.

II Colóquio “Variações Deleuzianas, educação e pensamento e política e fabulação e...,”
Data/Local: será realizado na Faculdade de Artes Visuais (FAV), entre 7 e 9 de novembro
Submissão de trabalhos: até 21 de setembro

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA