Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Soure discute desenvolvimento e controle social no Marajó em Colóquio Mesorregional

• Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 15h10

20180905 181249

“Governança, desenvolvimento e controle social na ilha do Marajó”. Esse foi o tema do primeiro Colóquio Mesorregional de Soure, realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no Auditório Santo Agostinho da Prelazia do Marajó e no Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure. O evento reuniu vários atores sociais e políticos, com o objetivo de construir uma agenda mesorregional com inclusão social.

20180906 094431O colóquio debateu temas importantes, como participação e controle social na gestão pública, direitos humanos, segurança, proteção social, arte, cultura e meio ambiente. Esses temas foram trabalhados por membros da sociedade civil, servidores da UFPA e da Universidade do Estado do Pará (UEPA), funcionários públicos municipais, autoridades religiosas da Prelazia do Marajó e autoridade policial.

A mesa de abertura do evento contou com a participação da coordenadora do Campus de Salvaterra da Universidade do Estado do Pará (UEPA), professora Carmelita Ribeiro; do coordenador do Campus de Soure da UFPA, professor Anderson Maia; de Dom José Luiz Ascona, da Prelazia do Marajó; do pró-reitor de Extensão, professor Nelson Souza; e do vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira. Eles também coordenaram as mesas-redondas durante os três dias do evento.

20180905 111806Para o vice-reitor, professor Gilmar Pereira, o colóquio é uma forma de conhecer os atores sociais envolvidos para o crescimento da região onde a UFPA está inserida. “A Universidade precisa compreender o estado e atuar nas áreas em que ela possa contribuir para o desenvolvimento, logo esse evento no Marajó é um espaço estratégico para discutir sobre educação, trabalho, renda, entre outros temas que são importantíssimos para o crescimento da região”, afirmou o professor.

Para o pró-reitor de Extensão, professor Nelson Souza, a participação foi expressiva. “Nós conseguimos ter uma explicação ampla e profunda sobre a realidade dessa região, e, a partir do que foi trabalhado aqui e em Breves, onde foi realizado o primeiro colóquio no inicio do ano, nós lançaremos para esses dois campi elementos para que, juntos, comecemos a elaborar vinte projetos de extensão que devem ocorrer no arquipélago do Marajó”, afirmou o professor.

De acordo com o coordenador do Campus de Soure, professor Anderson Maia, o colóquio tornará o Campus de Soure um agente social de mudança. “A UFPA quer transformar a sociedade, e não apenas formar profissionais para o mercado de trabalho. A Instituição quer formar profissionais com senso crítico, preocupados com as questões sociais e que, de alguma forma, eles possam contribuir com seus trabalhos nas questões sociais”, afirmou o professor.

Texto e Fotos: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA de Soure