Congresso do Complexo Hospitalar trata da interprofissionalidade na saúde
Representantes de várias instituições das áreas da pesquisa e assistência se reúnem em Belém nesta quinta-feira, 13, e na sexta-feira, 14, das 8h às 17h30, para tratar de assuntos atuais da saúde humana. Com o tema "Interprofissionalidade a serviço de um sistema público de saúde de qualidade", ocorre a segunda edição do Congresso do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento é no Belém Hall Eventos e tem como objetivo atualizar conhecimentos e promover a integração entre os profissionais da área da saúde.
"Os desafios da Assistência à Saúde da População LGBTi+ e o Papel da Universidade"; "Atualização no tratamento do Diabetes Mellitus"; "Síndrome Congênita pelo vírus da Zika"; "Ronco e apneia obstrutiva do sono" e "Novas perspectivas na protetização auditiva no implante coclear Diego Costa Farias (PA)" são algumas das temáticas abordadas na programação, que conta com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos e culturais.
Para isso, foram convidados especialista de instituições do Pará e dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal, assim como os profissionais dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUJBB) e João de Barros Barreto (HUBFS), que formam o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
O coordenador da comissão organizadora e gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo, professor Pedro Piani, explica que a segunda edição do Congresso do Complexo reflete "a trajetória consolidada de disseminação e debate de toda a produção de conhecimento em saúde que os serviços e os grupos dos hospitais universitários podem oferecer à sociedade a partir de suas referências."
Para o superintendente do Complexo e presidente do Congresso, o médico e sociólogo Paulo Amorim, o evento "representa uma oportunidade de discussão de temas relevantes, pois ensejará debates pertinentes e entusiásticos que contemplarão a todos que têm sua atuação dentro da área da saúde."
Autógrafo – Uma das atividades culturais que farão parte da programação é a sessão de autógrafo do livro Desenvolvendo Competências Pessoais para Viver Bem a Velhice, da professora da UFPA Hilma Khoury, na quinta-feira, 13, às 15h30.
A publicação oferece aos leitores uma abordagem sobre o método para desenvolver atitudes positivas nas pessoas, na perspectiva de auxiliá-las para o enfrentamento das perdas e descoberta das possibilidades de ganhos para aproveitar a velhice. A programação cultural conta, também, com música e dança durante os dois dias de evento.
Serviço:
II Congresso do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. Dias 13 e 14 de setembro, no Belém Hall Eventos, localizado na rua Antônio Barreto, 1176, bairro Umarizal. Inscrições serão aceitas pelo site até o dia do evento.
Texto: Assessoria de Comunicação (Ascom) do Complexo Hospitalar da UFPA / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh
Foto: Divulgação
Redes Sociais