Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia o VII Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas

• Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 15h55

SIMPÓSIO5 FOTO ALEXANDRE DE MORAES

Pesquisadores, professores e alunos de universidades e do sistema educacional em geral da América Latina participam, esta semana, em Belém, do Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL).  A abertura do evento foi no dia 11 de setembro, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus da Universidade Federal do Pará.

SIMPÓSIO3 FOTO ALEXANDRE DE MORAES 373x212O evento reuniu cerca de 600 participantes para debates e troca de experiências sobre a área de formação dos professores de línguas. O congresso foi promovido pelo Grupo de Trabalho "Formação de Educadores na Linguística Aplicada", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), sediado, este ano, na UFPA.

Para a mesa de abertura do evento foram convidados o reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho; a coordenadora de Linguística e Literatura da Capes e diretora de Pesquisa da UFPA, professora Germana Sales, na ocasião representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Simões; a diretora do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA e coordenadora do CLAFPL, Wlakyria Silva; e a vice-coordenadora do Grupo de Trabalho “Formação de Educação em Linguística Aplicada, professora Paula Carrera.

SIMPÓSIO9 FOTO ALEXANDRE DE MORAES 373x212Durante o seu pronunciamento, o reitor destacou a oportunidade que eventos como este proporcionam para a formação de futuras parcerias, enriquecendo o trabalho de ensino e pesquisa dos participantes. “Para nós, é uma grande alegria poder sediar este evento e dar a oportunidade aos nossos discentes e docentes de trocar experiências com cada um de vocês, que vêm de outros Estados do Brasil e de outros países. Certamente, é algo que renderá frutos para um trabalho futuro de todos e todas. Também pensamos que esta é uma oportunidade para que cada um de vocês conheça um pouco mais sobre a nossa Região Amazônica e sobre a Universidade Federal do Pará.”

A vice-coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educação em Linguística Aplicada, professora Paula Carrera, parabenizou a equipe organizadora do evento e ressaltou que este encontro é de grande relevância para todos os participantes, principalmente pelo momento de incertezas que o País vive em relação ao ensino público.

SIMPÓSIO2 FOTO ALEXANDRE DE MORAES 373x212Para a professora Germana Sales, o congresso abre importantes discussões sobre a formação em Línguas, com a contribuição de grandes estudiosos da área. “Estes vão bem mais além do que o mero ensino da gramática. Nosso papel como estudiosos da área está em nos apresentar como área estratégica do conhecimento, longe de um posicionamento dogmático, ortodoxo e simplista que possa nos restringir.”

O Congresso – O primeiro Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL) foi realizado em Florianópolis e surgiu com o objetivo de promover o debate na área de formação de professores de línguas, reunindo, para isso, pesquisadores, docentes e discentes de universidades e do sistema educacional em geral. O evento também passou a criar oportunidades para a integração e o intercâmbio entre diferentes grupos de pesquisa da América Latina. Desde então, é sediado por universidades públicas e privadas em capitais e cidades do interior.

Em sua sétima edição, ele ocorreu pela primeira vez no Norte do País. “A Universidade Federal do Pará sente-se honrada em ter o privilégio de ser, por três dias, a casa em que tantos estudiosos e estudantes estiveram reunidos para discutir temas pertinentes ao desenvolvimento docente”, afirmou a coordenadora da Comissão Organizadora Local e membro do Grupo de Trabalho da ANPOLL, professora Walkyria Magno e Silva.

SIMPÓSIO6 FOTO ALEXANDRE DE MORAES 373x212Programação - A programação do VII CLAFPL contou com a realização de quatro conferências, uma mesa-redonda, mais de 370 trabalhos apresentados em sessões de comunicações coordenadas ou individuais, uma sessão de pôsteres, lançamento de diversos títulos de livros, além do já tradicional Painel Latino-Americano.

O painel deste ano teve representantes do Brasil, do Chile, da Colômbia, do México e do Uruguai, que  apresentaram um panorama da situação da formação de professores de línguas, sob a ótica dos desafios encontrados em seus respectivos países. A Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) teve, também, uma sessão especial, que consta na programação do evento. As atividades ocorreram no Centro de Eventos Benedito Nunes, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Letras e no Espaço de Ensino Mirante do Rio.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes