Página inicial > Ultimas Notícias > Evento lembra os 100 anos da morte do sociólogo alemão Georg Simmel

Evento lembra os 100 anos da morte do sociólogo alemão Georg Simmel

• Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 15h25

Jornada Georg Simmel

"Jornada Comemorativa de 100 anos da morte de Georg Simmel: modernidade, interação, capitalismo e cultura" é o evento que o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em parceria com o Instituto Federal do Pará, promove nesta segunda-feira, dia 17, no Auditório Setorial Básico, no Campus da UFPA do Guamá.

O evento vai reunir estudantes e professores  para   discutir alguns aspectos da obra de Simmel,  pensador judeu-alemão que buscou estudar  diversos temas das sociedades modernas, como as grandes cidades, o dinheiro, os processos de intelectualização da vida, as relações de gênero, as potencialidades e os entraves para a liberdade dos indivíduos. Entre seus problemas, estavam tanto questões de cunho epistemológico e estético como elementos da experiência cotidiana (a moda, a conversa, o conflito, o amor, entre muitos outros).

“A jornada pretende destacar a pertinência e a atualidade do pensamento simmeliano e despertar o interesse dos participantes para o seu modo peculiar de entender a sociedade moderna”, explica  a professora Patricia Santos,  coordenadora da atividade.

Programação – Cinco palestras serão proferidas no decorrer da programação, que se  inicia às 9h30, estendendo-se até às 16h. Além de palestrantes da UFPA e do IFPA, o evento conta com dois convidados externos, que são renomados pesquisadores da obra de Simmel: os professores Esteban Vernik (UBA/Buenos Aires) e Leopoldo Waizbort (USP).

Público - A jornada visa atrair um público amplo, preocupado em refletir sobre a vida social, desde seus aspectos mais cristalizados até seus elementos mais fugidios. “Estudantes de diversas áreas poderão participar, pois Simmel era um pensador interdisciplinar, não sistemático, ocupado em lidar com questões de cunho social que possuem ressonâncias na experiência de vida de qualquer habitante de uma cidade grande, qualquer pessoa que possui sua vida mediada pelo dinheiro (ou seja, todos nós). Sociologia, Filosofia e Estética formam alguns de seus campos de atuação, porém é sobretudo a experiência da vida moderna que move seu pensamento”, complementa a professora Patrícia Santos.

Inscrições -  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Acesse aqui.

Data: 17.09.18, segunda-feira
Local:  Auditório Setorial Básico, no Campus da UFPA do Guamá.
Hora: Das 9h30 às 16h
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Acesse aqui

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução / Google