Página inicial > Ultimas Notícias > Com cara de universidade, Campus da UFPA em Abaetetuba comemora 30 anos

Com cara de universidade, Campus da UFPA em Abaetetuba comemora 30 anos

• Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 15h21

Abaetetuba 4 Foto Alexandre de Moraes

Com mais de 1,8 mil alunos distribuídos em 13 cursos de graduação, espalhados por dez municípios, dois cursos de mestrado e dezenas de projetos de pesquisa e extensão, o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Abaetetuba deu início às comemorações de seu 30º aniversário, no dia 13 de setembro. Apesar de ainda ser um campus, sua importância, história e significado para a região lhe dão "cara de universidade", o que deve se tornar realidade no futuro.

Confira aqui o Vídeo Institucional do Campus da UFPA em Abaetetuba.

Abaetetuba 5 Foto Alexandre de Moraes 373x21230 anos - Com direito a "parabéns para vocês", aplausos, felicitações, bolo e refrigerante, a festa de aniversário de 30 anos do Campus de Abaetetuba uniu os moradores do local com a comunidade universitária e lembrou heróis e líderes do passado e presente que lutaram desde a década de 1980 para que a universidade chegasse à região do Baixo Tocantins.

"Não estamos aqui construindo um projeto de universidade, e sim um projeto de sociedade. Queremos e nos dedicamos a formar pessoas, formar sujeitos que possam transformar essa sociedade", assegurou o vice-reitor Gilmar Silva, que foi aluno e também o primeiro professor substituto contratado do Campus de Abaetetuba.

Abaetetuba 3 Foto Alexandre de Moraes 373x212O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, homenageou o esforço de vários visionários que foram fundamentais para que o projeto de universidade saísse de Belém e chegasse aos demais municípios. "Este é um grande projeto de construção de cidadania. E a cidadania é um bem precioso que precisa ser estendido a todos. Devemos trabalhar para que mais jovens possam chegar à universidade, para que possam produzir conhecimento que os capacite a interferir na realidade e promover o desenvolvimento econômico e social".

Pioneiros – Ex-gestores da UFPA, como os ex-reitores José Seixas Lourenço e Nilson Pinto, e as professoras Leila Mourão e Ana Trancredi, foram aplaudidos por terem sido fundamentais ao projeto de interiorização da UFPA. Por outro lado, os ex-coordenadores do Campus de Abaetetuba relembraram que não se pode esperar as condições ideais para que os projetos aconteçam. Ao contrário: é a vontade e o esforço que trazem mudanças e criam as condições ideais para que elas se desenvolvam.

Abaetetuba 6 Foto Alexandre de Moraes373x212Conceição Solano, primeira coordenadora do Campus do Baixo Tocantins, foi homenageada e se emocionou. "Não sei o que dizer, a não ser que estou feliz e me sinto honrada por esta homenagem".

Durante a comemoração do dia 13, a coordenadora e os demais ex-coordenadores foram aclamados pelo público. José Queiroz Carneiro, Adelino Ferranti, Alessandra Martins Vasconcelos, Waldir Ferreira de Abreu, Francisca Maria Carvalho, Eliomar Azevedo do Carmo e os atuais coordenadores, Sebastião Cordeiro e Afonso Nascimento, foram homenageados pelos convidados e receberam aplausos do público.

Abaetetuba12 Foto Alexandre de Moraes 373x212A festa continuou na sexta - As comemorações continuaram na sexta-feira, 14, com uma Minifeira do Vestibular, que recepcionou os alunos da cidade de Abaetetuba; feira de produtos regionais; lançamento do livro comemorativo aos 30 anos do campus e, ainda, relatos emocionantes e emocionados de ex-alunos, ex-alunas, ex-coordenadores e ex-coordenadoras que tiveram as vidas transformadas pela Universidade.

Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 373x212Também foram imperdíveis as palestras da professora Eliana Furtado, da Universidade Federal do Ceará, sobre políticas de formação nas universidades públicas, e do professor Alfredo Gabriel Buza, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes