Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisador lança livro sobre disputas políticas no Pará

Pesquisador lança livro sobre disputas políticas no Pará

• Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h12

banner topo matéria Livro Competição Política no Pará 746x423

Nesta sexta-feira, 21 de setembro, ocorre o lançamento do livro Competição Política no Pará (1930-2014): Atores, Partidos e Eleições, do professor Edir Veiga, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). O evento será às 10h, no foyer do Centro de Eventos Benedito Nunes.

Com prefácio do cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jairo Nicolau, o livro é divido em quatro capítulos e traça um panorama histórico das disputas políticas e eleitorais no Estado, com base no contexto sociopolítico herdado da Revolução de 1930, que se concentrava em torno da figura do interventor Magalhães Barata.

Ao analisar as eleições para o governo do Pará, bem como para as vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, Pós-Revolução até 2014, o autor apresenta fatores que teriam levado à polarização do cenário político atual no Estado. Outros atores importantes nesse processo também aparecem no livro, que apresenta graficamente os índices de volatilidade partidária e parlamentar ao longo das últimas oito décadas.

O outor - Edir Veiga é professor adjunto III da Universidade Federal do Pará, com atuação no curso de Graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando, principalmente, em análise política, cálculo estratégico, pesquisas eleitorais, competição política, relações executivo-legislativo, judiciário e eleições.

Lançamento do livro Competição Política no Pará (1930-2014): Atores, Partidos e Eleições
Data: Sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Hora/Local: Às 10h, no foyer do Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Básico da UFPA.

Texto: ASCOM/UFPA
Arte: Divulgação UFPA