Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição apresenta resultados de trabalhos confeccionados por alunos do Curso Técnico em Figurino Cênico da ETDUFPA

• Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 14h47

Exposição artes cênicas

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), promoveu, nesta segunda-feira, 17 de setembro, no hall da ETDUFPA, a abertura da uma exposição com os resultados dos trabalhos confeccionados pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Figurino Cênico. A mostra é resultado da disciplina Acessório de Figurino Cênico I, ministrada pela professora doutora Ézia Neves.

Acessórios de Figurino Cênico é uma disciplina que estuda a importância dos elementos dentro da linguagem visual do espetáculo cênico, formado  pelos acessórios que  complementam as vestimentas e contribuem para a compreensão do personagem, que vem carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características dentro da história narrada. Os acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que ocorre a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.

Representada pelos discentes do segundo ano do Curso Técnico em Figurino Cênico, a disciplina Acessório Cênico I mostra seus resultados criativos na confecção de chapéus, carteiras, bolsas, pulseiras, colares e calçados.

O Curso Técnico em Figurino Cênico existe na ETDUFPA desde o ano de 2010 e foi oficializado pelo Ministério da Educação em outubro de 2014, formando profissionais para fomentar o mercado de trabalho das Artes Cênicas.

Exposição de Trabalhos dos discentes do Curso Técnico em Figurino Cênico
Data: de 17 a 28/09/2018.
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA, na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal - Belém/PA.
Entrada Franca

Texto e fotos: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA