Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário Nacional debate questões de acessibilidade, inclusão e tecnologia

Seminário Nacional debate questões de acessibilidade, inclusão e tecnologia

• Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h00

17.09.2018 Seminário Acessibilide Foto Alexandre de Morars 7

A Universidade Federal do Pará sedia, até esta terça-feira, 18, o III Seminário Nacional de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia e o I Fórum Permanente de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior da Região Norte. O evento é realizado em conjunto com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e tem também a participação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

17.09.2018 Seminário Acessibilide Foto Alexandre de Morars 16373xx212O tema do evento é "A inclusão do público-alvo da educação especial: avanços, perspectivas e desafios da educação básica ao ensino superior".

Estavam presentes à mesa de abertura do evento o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro; o reitor da UFRA, Marcel Botelho; a representante do governo do Pará, Meive Piacesse; e as coordenadoras dos Núcleos de Acessibilidade da UFPA, Unifesspa e UFRA, Arlete Marinho, Lucélia Rabelo e Andréa Miranda, respectivamente.

17.09.2018 Seminário Acessibilide Foto Alexandre de Morars 43 373x212O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, salientou, na abertura do evento, a importância das políticas de inclusão e a necessidade de preparar a Universidade para acolher os alunos com deficiência. “Demos um passo importante, na medida em que criamos políticas por meio das quais alunos com deficiência podem ingressar em maior número na Universidade. Mas precisamos reconhecer que ainda não temos as condições ideais para que aqui permaneçam e usufruam de tudo o que a Universidade oferece, e temos a obrigação de superar as lacunas existentes. O nosso compromisso e o nosso esforço têm sido nessa direção”, apontou o reitor.

A professora Arlete Marinho, coordenadora de Acessibilidade da UFPA (CoAcess), explica que o objetivo do evento é debater as garantias das pessoas com deficiência, tanto no acesso quanto na permanência no ensino superior.  “O objetivo do evento é justamente fortalecer os Núcleos de Acessibilidade da Região Norte e, principalmente, debater as garantias das pessoas com deficiência, tanto no acesso, quanto na permanência no ensino superior, respeitando a nova lei de cotas”, afirma.

17.09.2018 Seminário Acessibilide Foto Alexandre de Morars 12 373x212De acordo com a professora Arlete, o evento reuniu as demandas das universidades para levá-las para discussão no fórum nacional. “Nós iremos levantar algumas demandas a respeito do que as universidades vêm enfrentando para garantir esses direitos e, principalmente, para diminuir as barreiras enfrentadas por essas pessoas com deficiência. Nosso intuito é fortalecer esses espaços de acessibilidade, pois é a acessibilidade que gera inclusão”, pondera.

O seminário e o fórum tiveram como objetivo gerar oportunidade de formulação coletiva de proposições para a melhoria da inclusão do público-alvo da educação especial no ensino superior e da atuação dos Núcleos de Acessibilidade na Região Norte do Brasil.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes