Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA leva VII Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas para o Campus de Soure

• Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h19

20180914 151047

O Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure realizou a extensão do VII Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL), nos dias 14 e 15 de setembro. O evento reuniu pesquisadores da área que participaram do CLAFPL em Belém, ocorrido no período de 11 a 13 deste mês.

20180914 162326No Campus de Soure, o congresso contou com a participação do professor Rodrigo Aragão, da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), do professor Ronaldo Gomes e da professora Laura Miccoli, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os discentes do Campus de Soure também participaram do evento por meio de uma oficina e comunicações orais.

O professor Rodrigo Arão apresentou uma palestra com o tema: “Como falar outra língua sem ter vergonha? É só mandar um zap, zap”. O docente explicou sobre novas tecnologias no ensino e aprendizagem de língua inglesa. “Durante a palestra, eu abordei as novas tecnologias digitais para falar inglês e  também o papel dessas novas tecnologias para diminuir a vergonha de falar outro idioma e aumentar a motivação dos estudantes e dos professores. Muitas pessoas têm vergonha de falar inglês na frente do outro, então eu trabalhei temas de como a gente pode usar o whatsapp ou facebook, ou outras tecnologias com ambientes virtuais de aprendizagem, em que você não está cara a cara com a pessoa. Logo, a partir desse anonimato que você tem ao estar atrás de uma tela, você se sente menos inibido e mais motivado para poder falar inglês”, explicou o professor.

20180915 092746Para a professora Laura Miccoli, que realizou uma palestra sobre “O desafio de ser professor na contemporaneidade”, o CLAFPL “cumpre um papel importante, porque ele não apenas agrega pesquisadores relacionados com a formação de professores no Brasil, mas também chama docentes da América Latina. E, neste ano em particular, nós tivemos professores do México, da Colômbia, do Uruguai, do Chile e do Canadá, os quais vieram compartilhar experiências. Portanto o Congresso cumpre esse papel de falar sobre a formação de professores e, no caso deste, de trazer para a gente uma realidade e de colocar a formação de professores no centro da discussão”, declarou a professora.

De acordo com o professor Ronaldo Gomes, que ministrou a palestra “Digitalizando a sala de aula de inglês: Falando a língua do aprendiz do século XXI”, a profissão de professor exige uma formação continuada: “Temos que estar sempre aprendendo, e eventos como este são oportunidades que nós temos de dialogar com outros professores e se engajar em ações de formação.”

A estudante de Letras-Língua Inglesa Liza Guidicelli ministrou com colegas da turma de Letras 2017 a oficina de “Cultura Anglófona no Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, a Culinária Indiana”. Para ela, o evento foi motivador: “Nós falamos sobre a cultura indiana por meio da culinária, distribuímos uma receita de um prato típico da Índia, em inglês, e utilizamos essa técnica para mostrar outras formas de ensinar e aprender um novo idioma. Participei, também, de mesas-redondas e debates no CLAFPL em Belém, o que despertou em mim a vontade de aprender cada vez mais.”

Texto e Fotos: Giovane Silva (Assessoria de Comunicação do Campus UFPA Marajó – Soure)