Progep promove debate sobre suicídio em alusão ao setembro amarelo
Em alusão ao Setembro Amarelo - campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 -, a Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento e Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, fará uma programação especial para debater sobre o tema dentro da Instituição. A iniciativa contará, ainda, com a parceria especial do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Belém, da Clínica de Psicologia da UFPA, dos Hospitais Universitários João de Barros Barreto e Betina Ferro de Souza, do Serviço de Assistência Psicossocial aos Discentes e do Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor.
O evento, intitulado Café com Debate: Valorização da Vida, ocorre no dia 26 de setembro, às 9h, no Auditório Arlindo Pinto, do Instituto de Ciências Biológicas, e será aberto para alunos, servidores e participantes da comunidade. Para se inscrever, é necessário preencher ficha de inscrição (disponível aqui) e encaminhá-la para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A programação contará, ainda, com uma mesa-redonda: “Acolhimento às demandas emocionais na UFPA”, espaço para perguntas e relatos dos participantes sobre o tema tratado e uma apresentação musical.
Campanha - O Setembro Amarelo, iniciado no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), é uma campanha que tem o objetivo de trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade, buscando a conscientização e a prevenção do tema, ajudando, assim, a salvar vidas por meio da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.
A coordenadora de Assistência Psicossocial, Márcia Milene Jacob Castelo Branco, ressalta a importância de debater sobre o assunto, “O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema. É um mês de diálogo, que busca trazer à cena o assunto, a fim de ajudar as pessoas que sofrem com esses pensamentos a compreenderem que não estão sozinhas e que a morte não é a solução. Conversar sobre os fatores que podem desencadear esse tipo de pensamento é importante para a prevenção do suicídio e a promoção da saúde emocional entre a comunidade universitária”, declara Márcia.
Serviços:
Café com Debate: “Valorização da Vida”
Data: 26/09/2018
Horário: 9h às 11h30
Local: Auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas
Programação
Ficha de Inscrição
Texto e arte: Divulgação
Redes Sociais