Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança promove o XI Seminário de Pesquisa em Dança da UFPA

Escola de Teatro e Dança promove o XI Seminário de Pesquisa em Dança da UFPA

• Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 15h52

XI Seminário de Pesquisa em Dança

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará, no período de 24 a 28 de setembro, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o XI Seminário de Pesquisa em Dança da UFPA, com o tema "Dança e Diversidade", coordenado pelas professoras doutoras Maria Ana Azevedo e Waldete Brito.

O seminário tem como objetivo ampliar o diálogo no âmbito acadêmico acerca do corpo, do gênero e da identidade na perspectiva do ensino, da pesquisa e da produção em dança, para pensar a dinâmica de uma pedagogia da pluralidade.

"Quando pensamos em dança neste contexto, nos aproximamos da diversidade de padrões físicos e nos distanciamos do chamado “corpo perfeito”, em especial, as identidades e diversidades regionais, de gênero e sexualidade, etnicorraciais e educação inclusiva", explicam as coordenadoras.

Como convidados do evento estarão presentes os professores que são referências na área da Dança, como Edu O  e Marilza Oliveira, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os quais irão proferir palestra, ministrar oficinas e apresentar espetáculos, conforme programação (veja aqui).

Palestra -  O professor Eduardo Oliveira (EDU O) dará a palestra "Trajetória de um Corpo Perturbado[r]", trazendo uma abordagem diferenciada sobre o corpo com deficiência, considerado fora dos padrões do pensamento hegemônico que rege o belo, a arte, o mercado de trabalho, a sexualidade em uma sociedade imensamente erotizada, instigando uma outra reflexão sobre o assunto, abordando, a partir dos "devotees" , a sexualidade neste corpo, assim como as relações de poder que envolvem as pessoas com deficiência.

Performance– O professor EDU O também vai apresentar a performance "Striptease – Bicho.". Ele explica que, em 15 minutos, "Edu O é bicho gostoso de se comer com olhos, mãos, dedos... Na terra das curvas dos quadris, das cinturas e seios de tantas Gabrielas e das bundas de outros tantos Vadinhos que passam por ele, entende que sua sinuosidade é outra, é para outros desejos. As curvas de sua coluna em S atraem outra plateia e incita um outro olhar. Sabe-se sedutor."

Oficina - Na programação também tem a oficina "Desejos destoantes: experimentos para diversos corpos dançantes", cuja proposta é dialogar com as questões apresentadas na palestra, desenvolvida ao longo de 3 horas, aberta ao público com e sem deficiência, contabilizando uma turma de 20 pessoas, de faixa etária acima de 16 anos.

Mesas - A mesa-redonda "Dança e Diversidade Cultural" será formada pela professora mestre Marilza Oliveira da Silva (UFBA); professora doutora Zélia Amador (UFPA); professor mestre Rafael Cabral (PPGA/UFPA); professora doutora Lúcia Lima (UFPA); professor Flores Astrais (PA) e Juliana Bentes/Luna Skyyssime (PPGA/UFPA).

A programação também inclui apresentações artísticas e Grupos de Trabalhos, com destaque para o GT Cultura Popular, Performance e Etnocenologia; GT Pedagogias do Corpo e GT Poéticas e Processos de Encenação.

À tarde, ocorrerão as oficinas e, à noite, as apresentações artísticas, com entrada gratuita.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas pelo blog do Seminário.

XI Seminário de Pesquisa em Dança da UFPA
Data: De 24 a 28 de setembro
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro do Umarizal, em Belém.
Confira aqui a programação do evento.

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA