Página inicial > Ultimas Notícias > Maior congresso da América Latina e do Brasil, na área das neurociências, premia estudantes da UFPA

• Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 15h04

A Universidade Federal do Pará se destacou durante o XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, ocorrido no mês de agosto, ao ter seis alunos premiados, o que demonstra a relevância das pesquisas em neurociências produzidas na UFPA. O evento, composto de conferências, cursos, simpósios, mesas-redondas e painéis, contou com a presença de palestrantes brasileiros e estrangeiros e tinha como público-alvo pesquisadores, alunos de pós-graduação, pós-doutorandos e outros profissionais.

A premiação Jovem Neurocientista (JN) 2018, destinada a alunos de graduação com excelência na apresentação do seu trabalho, ocorreu durante o encerramento do XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, realizado em Santos-SP, e revelou os estudantes agraciados com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), maior do Brasil na área das neurociências e um dos maiores da América Latina.

Os estudantes Mateus dos Santos Silva, do 4º semestre de Biomedicina, e Áurea Gabriela Rodrigues, ambos bolsistas do Laboratório de Neurofarmacologia Experimental, receberam o Prêmio JN. Mateus, na categoria de "Transtornos Psiquiátricos e Comportamentais", pelo trabalho de tema: “Glutathione prevents anxiety-like behavior induced by acute restraint stress" (Glutationa previne comportamento tipo-ansiedade induzido por estresse agudo de contenção)”, sob orientação do professor doutor Anderson Manoel Herculano; e Áurea, com o trabalho de tema: "Lesão Induzida por Colagenase leva à Plasticidade Neural e Remielinização no tendão calcâneo sem comprometer o padrão de gag na matriz extracelular", inscrito na categoria de “Plasticidade Neural”, orientada pela professora Suellen de Moraes. A estudante disse que o prêmio é resultado do quanto a pesquisa científica vem crescendo na Universidade Federal do Pará.

Para Mateus, a importância do prêmio para a vida acadêmica foi uma experiência enriquecedora. “Receber o Prêmio Jovem Neurocientista, além de ser uma honra, serve como exemplo de como as pesquisas produzidas aqui, na UFPA, possuem relevância nacional, demonstrando que, apesar da evidente disparidade entre a Região Norte e o eixo Sul-Sudeste, nós conseguimos manter uma produção científica de alto padrão”, afirmou o estudante. Mateus também contou sobre sua experiência vivida durante o congresso. “Foi o meu primeiro congresso, nunca havia saído do Estado antes. Então, entrar em contato com pesquisadores de renome internacional foi ótimo para abrir minhas perspectivas quanto à pesquisa científica.”

No âmbito da pós-graduação, os discentes Nadyme Assad Holanda da Silva, Marjorie Torres e Waldo Lucas Luz da Silva foram agraciados com o Prêmio Juarez Aranha, destinado às melhores apresentações em níveis de mestrado e doutorado.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA