Página inicial > Ultimas Notícias > Academia Brasileira de Ciências promove evento na UFPA para diplomação de novos membros

• Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 15h09

Simpósio membros afiliados ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) vai realizar, em Belém, no dia 28 de setembro, o Simpósio e a Diplomação de Novos Membros Afiliados da Regional Norte (2018-2022). O evento será sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA), quando os novos membros  apresentarão suas pesquisas e receberão seus diplomas.

Os embros afiliados são jovens pesquisadores, radicados nas seis regiões brasileiras nas quais a ABC está dividida, indicados e escolhidos por membros titulares com atuação nas mesmas regiões. Os novos membros afiliados foram eleitos pela Vice-Presidência Regional Norte para o período de 2018 a 2022.

Todos os anos, é escolhida uma instituição de ensino ou pesquisa diferente para sediar o evento, normalmente é a instituição de um dos membros afiliados eleitos. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Rômulo Simões Angélica, explica que ter a instituição como sede mostra que se faz pesquisa de alto nível na UFPA  e que há jovens pesquisadores promissores na região.

“Este ano, temos (da UFPA) o professor Rommel Ramos, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular; e a pesquisadora Daniele Medeiros, do Instituto Evandro Chagas, que fez todos os seus estudos na UFPA, inclusive doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários”, completa.

Programação – O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, participará da mesa de abertura do evento e os novos diplomados farão uma palestra sobre o seu tema de pesquisa.

Além disso, haverá palestras dos acadêmicos internacionais Philip Martin Fearnside e Christopher Michael Wood. A programação completa pode ser consultada no site do simpósio. O evento é aberto ao público e será emitido certificado pela ABC aos interessados.

ABC – A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas importantes para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas.

As ações da ABC abrangem a realização de seminários e workshops, nacionais e internacionais, e a produção de documentos. Além disso, procura acompanhar as principais ações dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tanto na execução da Política Nacional de CT&I (PNCT&I), quanto no provimento da fundamentação científica necessária à formulação de políticas públicas e à tomada de decisões. Atua internacionalmente em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Regional Norte | 2018-2022
Data: 28 de setembro de 2018, a partir das 9h
Local: SEGE, Universidade Federal do Pará
Mais informações: Mônica Figueiredo, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., 3201-7123 ou Vitor Vieira | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Tel.: (21) 3907.8145