Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto propõe sabores e saberes em prol da alfabetização de crianças, jovens e adultos

• Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 15h26

Fale

Se todos sabem alguma coisa, o que podemos aprender com o cotidiano dos alunos? Como os saberes que eles dominam podem ajudar a escola no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos? Esse é o foco do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém (FALE), que será realizado pelo Projeto Flor do Grão Pará, da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta sexta-feira, 28 de setembro. As inscrições para o evento ainda estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Nesta 4ª edição, o Fale terá como tema “Saberes e Sabores dialógicos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)”. Mas o que sabores têm a ver com saberes? É que a programação vai dialogar entre práticas bem-sucedidas em escolas da rede pública e o que está sendo produzido na Academia em relação à alfabetização.

Sabores e Saberes - “Sabores” porque a professora Doracy Moraes da Conceição, em sua exposição, enfatizará o Projeto Festival Gastronômico, da Escola Municipal Benvinda Messias. Ela parte do princípio de que muitos alunos trabalham em restaurantes, vendem comidas típicas em barraquinhas ou são empregados domésticos, e isso tem sido usado como ponto de partida para a alfabetização desses alunos. E os “saberes” advêm da exposição da professora Darinez Nari da Conceição, docente do Campus da UFPA em Castanhal, a qual comenta como a alfabetização precisa ter um foco a partir da experiência de vida, que deve ser considerada na elaboração de todos os projetos educacionais, mas principalmente no EJA e no ProEJA, contribuindo para a valorização das experiências de vida dos estudantes.

“Por meio dos relatos de memórias de vida e das trocas de experiências praticadas, esses professores narradores que participam desde o I Fale, em 2018, contam sobre experiências  de seus alunos que, muitas vezes, burlam o que parece instituído, mostrando que os saberes que atravessam sua docência estão para além do que se pensa conhecer sobre eles”, explica a professora Elizabeth Orofino, coordenadora do evento.

Parcerias e programação - O Fale é uma iniciativa do Laboratório Sertão das Águas (Lasea), que faz parte do Instituto de Educação Científica e Matemática (IEMCI), e está integrado à Rede Latino-Americana de Formação Docente, à Rede Formad Brasil e à Associação Brasileira de Alfabetização. O objetivo do Fale  Flor do Grão Pará é promover um diálogo entre professores da Educação Básica e professores do Ensino Superior, e, nesta edição, o debate será sobre o trabalho com leitura e escrita na educação de jovens, adultos e idosos.

“Trataremos de dados estatísticos relativos aos que não sabem ler e escrever na Região Norte. Em seguida, apresentaremos o referencial teórico-metodológico das práticas. As docentes vão apontar princípios para o trabalho pedagógico da alfabetização de jovens, adultos e crianças, que deve priorizar a oralidade, a leitura e a escrita partindo de textos sociais, tendo a escola como o lugar de relevância para a aprendizagem da linguagem escrita de jovens, adultos e idosos”, resume Elizabeth Orofino.

4ª Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém (Fale Flor do Grão Pará)
Horário: das 13h às 18h
Local: Auditório do Instituto de Educação Científica e Matemática, UFPA- Portão  1, Guamá, Belém.
Inscrições podem ser feitas aqui.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA