Página inicial > Ultimas Notícias > Ranking internacional aponta UFPA entre as universidades mais seguidas do mundo no Instagram

• Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 15h29

unirank.3

A Universidade Federal do Pará é uma das instituições de ensino superior com maior número de seguidores no mundo. De acordo com o recém-lançado UniRank Instagram University de 2018, a conta da Federal Paraense na rede social é uma das 200 mais populares entre as 5.103 páginas oficiais de universidades no Instagram em todo o mundo. No Brasil, a UFPA está em quarto lugar na lista das mais seguidas. O ranking considera o número de seguidores de cada perfil, levando em conta dados de setembro de 2018. O Unirank também enumera as Universidades mais populares no Twitter e Facebook. Nesses rankings, a UFPA está, respectivamente, na 2ª e 13ª posições entre as mais seguidas nacionalmente.

No ranking mundial, a UFPA aparece na 105ª posição. O primeiro lugar é da Universidade de Harvard, seguida de várias outras instituições estadunidenses, entre poucas outras de diferentes países, como Inglaterra, México, Canadá, Indonésia, Argentina e Venezuela. Acesse aqui a lista completa.

Já no ranking nacional, a UFPA está em 4º lugar, atrás apenas de duas universidades particulares e uma universidade pública, a Federal do Piauí (UFPI), que está em terceiro lugar em número de seguidores no Instagram em todo o Brasil. Acesse aqui.

Sobre o ranking - A página UniRank fornece algumas informações sobre a adoção da plataforma social Instagram entre instituições de ensino superior e leva à lista mais abrangente de universidades e faculdades com presença oficial no Instagram. A lista é organizada em ordem alfabética pelo nome do país e, em seguida, classificada pelo número total de seguidores. Os dados/rankings do Instagram são extraídos e publicados duas vezes por ano, em março e setembro, e a primeira edição atual é baseada em dados extraídos em setembro de 2018.

Atualmente, 5.103 de um total de 13.590 instituições de ensino superior incluídas no banco de dados Unirank adotaram uma página institucional oficial do Instagram. As páginas do Instagram das universidades alcançam diferentes níveis de adoção, popularidade e engajamento, dependendo de vários fatores, incluindo: a reputação e tamanho da universidade; nível geral de presença on-line da Universidade, popularidade na web e taxa de adoção de educação a distância; o nível de adoção da universidade e o uso do Instagram como um canal adicional para o site institucional, entre outros. Para mais informações sobre as estatísticas e metodologia utilizadas, visite o site.

Segundo a Web, o UniRank ™ (ex-4 International Colleges & Universities) é o principal diretório internacional de ensino superior e mecanismo de busca com avaliações e classificações de mais de 13.600 universidades e faculdades oficialmente reconhecidas em 200 países. Este novo ranking de mídia social segue o ranking UniRank Facebook University Rankings 2018 publicado anteriormente aqui, onde a UFPA aparece na 13ª posição com 189.283 (190.377 em 27 de setembro de 2018), e o UniRank Twitter University Rankings 2018 publicado aqui, em que a UFPA é a segunda mais seguida em todo o país, atualmente com 174.270 seguidores, estando atrás apenas da Universidade Federal de Goiás (UFG), que possui 193.516 seguidores.

UFPA nas redes sociais - Atualmente, a UFPA possui 43.397 seguidores no Instagram (dados de 27 de setembro de 2018). Já a UFPI, que ficou um lugar acima da UFPA no ranking, tem 44.398 seguidores, apenas 1.095 a mais que a Federal Paraense. As posições que a Universidade alcançou nos rankings do Twitter e Facebook também demonstram a presença forte e ativa da UFPA nas redes sociais como um todo.

Segundo a jornalista Jéssica Souza, uma das responsáveis pela gerência da página da Universidade no Instagram, o engajamento de seguidores do perfil pode estar relacionado com o aumento da popularidade da mídia e com a recente dinamização do perfil @ufpa_oficial, que buscou, entre outras estratégias, aumentar o número de postagens no feed, relacionando-os com os stories e com a opinião dos próprios usuários da rede social no que se refere à expectativa sobre o conteúdo que gostariam de ver on-line.

Para conhecer mais e melhor o trabalho da UFPA nas redes sociais, acesse:
- Twitter: UFPA_Oficial
- Facebook:  UFPAOficial