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Serviço de antispam destinado aos usuários do e-mail institucional da UFPA já está disponível

  • Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 15h21

email spam

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) informa que o serviço de antispam destinado aos usuários do e-mail institucional da UFPA já está disponível. A solução conta com uma capacidade para gerenciar um total de 10 mil contas de e-mail válidas.

A implantação da solução antispam tem por finalidade mitigar os problemas gerados pelo recebimento de spams. A ferramenta atua como um “filtro” que seleciona as mensagens eletrônicas, com o propósito de combater esses envios maliciosos e garantir a segurança da navegação do usuário no e-mail institucional.

O que é um spam? - Spams, em geral, são e-mails indesejados enviados para os usuários e possuem um conteúdo duvidoso com diversos objetivos, comumente usados para promover propagandas ou para obter dados pessoais do receptor da mensagem.

Usualmente, esses e-mails apresentam links ou anexos que, quando acessados, instalam programas maliciosos em seu dispositivo, ou redirecionam para páginas suspeitas, requisitando informações do internauta, prática conhecida como “phishing”. Essas informações são usadas para fraudes ou para gerar mais spam. Por exemplo, as senhas podem dar acesso a cartões de crédito e contas bancárias.

Relatos - “Alguns usuários reclamam de receber muito spam de propaganda e/ou de e-mail maliciosos. Muitos são utilizados para capturar dados dos usuários que têm suas contas de e-mail invadidas e, com o ataque, o spammer (aquele que envia) passa a mandar spam com a conta de e-mail válida, como se fosse um e-mail autêntico, explica Rômulo Albuquerque, analista de TI, coordenador de Segurança da Informação do CTIC.

Rômulo também explica que “este problema acaba gerando um outro, que ocorre quando o spammer rouba as credenciais de acesso de e-mail (login e senha) do usuário e passa a enviar spams em nome dele. Nesse caso, o serviço de e-mail da UFPA pode entrar nas famosas “listas negras”, gerando, por exemplo, o problema dos e-mails da instituição serem bloqueados para enviar mensagens para destinatários de outros serviços de e-mail”.

 “Atualmente possuímos mais de 10 mil contas institucionais, entretanto nem todas as caixas de e-mail são utilizadas pelos usuários. O CTIC realiza um filtro para saber quais contas ainda estão ativas, isso garante uma vida mais longa da solução antispam implementada, possibilitando economia de recursos”, segundo o técnico de Tecnologia da Informação, Jean Felix.

Jéssica Castilho, analista de tecnologia da informação, informa que“os usuários que desejarem ingressar no serviço deverão requisitar, via sagitta, a sua adesão. O processo é automático e, assim que finalizado, o e-mail já estará passando pelo filtro antispam. Todo dia será gerado uma lista de e-mails bloqueados. À medida que o tempo passa, o sistema torna-se mais inteligente e aprende a diferenciar um e-mail nocivo.”

Acesse aqui um manual de como aderir à solução via sagitta.

Para mais informações sobre a solução antispam, visite a wiki do CTIC

Gostaria de saber mais sobre spam? Acesse o Antispam.br e confira.

Aprenda sobre a política de e-mail institucional da UFPA. Acesse aqui a instrução normativa.

Texto: Divulgação CTIC
Arte: Reprodução /Google

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