Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto com parceria da UFPA realiza formação para moradores de rua
Início do conteúdo da página

Projeto com parceria da UFPA realiza formação para moradores de rua

  • Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 15h32

Jornal Verdade Nua e Crua

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a Faculdade de Comunicação (FaCom), o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM)  e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFPA, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social e o Departamento de Assistência Social Paulus, realizaram, na última semana, uma oficina para formação de pessoas em situação de rua. A oficina faz parte do Projeto “Jornal A Verdade Rua e Crua”, que tem como objetivo tornar públicas algumas questões relativas à realidade vivida nas ruas.

Os participantes da oficina visitaram a Rádio Web UFPA e a Assessoria de Comunicação da UFPA. A mestranda do PPGCOM e voluntária do projeto Bianca Leão explica a importância de promover oficinas dentro da realização do jornal. “Quem participou teve a oportunidade de aprender coisas novas e discutir sobre a realidade deles. O objetivo dessa formação é dar aos participantes mais autonomia para que possam se expressar”, detalha Bianca Leão.

Ela destaca que as pautas do jornal são propostas, e os conteúdos gerados exclusivamente por pessoas que vivem ou que vivenciaram a situação de rua. “Além disso, o jornal é uma pequena fonte de renda para os colaboradores que geraram seu conteúdo, uma vez que as cinco edições existentes foram impressas por meio de parcerias voluntárias e são distribuídas entre eles, as quais podem vendê-las e ficar com a renda de forma integral”, complementa.

A voluntária do projeto acredita que o potencial político da comunicação é muito grande, por isso iniciativas como o jornal são importantes para determinados grupos. “Se a cidade é o local onde os diferentes devem coexistir, é preciso que os grupos sociais minoritários não sejam invisibilizados. É preciso que as necessidades e os interesses das pessoas em situação de rua venham à tona, que sejam uma preocupação de toda a sociedade”, afirma.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página