Página inicial > Ultimas Notícias > Cineclube TRT8 & UFPA leva atividades a estudantes da rede municipal de Ananindeua

• Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 15h11

5x favela 2

Neste sábado, 29, o Projeto de extensão Cineclube TRT8 & UFPA, realizado pelo Curso de Cinema e Audiovisual em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, estará no bairro Guanabara, em Ananindeua. O projeto realizará a sessão de exibição do filme 5x Favela- Agora por Nós Mesmos. O filme é composto por cinco curtas de 20 minutos, realizados por jovens cineastas, moradores de comunidades do Rio de Janeiro que foram capacitados em oficinas ministradas por nomes de destaque no cinema nacional.

5x favelaA sessão ocorre na Escola Municipal Senador Álvaro Adolfo, na qual, no último sábado,  22, a equipe do projeto realizou a primeira parte da atividade - uma oficina de iniciação à produção audiovisual.  Sob orientação da coordenadora do projeto, professora Angela Gomes, estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA lideraram uma turma de 25 alunos selecionados na escola da Guanabara e produziram vídeos-minuto, que serão exibidos neste sábado, após a sessão de exibição do cineclube.

Curtas - “Fonte de Renda” é o primeiro título apresentado por 5x Favela – Agora Por Nós Mesmos, e tem Maicom como personagem central, primeira pessoa da comunidade em que vive a se graduar em Direito.

Em “Arroz com Feijão”, Wesley (Juan Paiva) tenta mudar o cotidiano do pai, que está cansado de levar, todos os dias, na marmita para o trabalho apenas arroz com feijão.  “Concerto Para Violino” aborda a história de três amigos que tomaram rumos distintos em suas vidas, embora o envolvimento entre o trio atinja um desfecho surpreendente.

Em “Deixa Voar”,  um jovem (Vitor Carvalho) é desafiado a ir ao quintal do inimigo após perder uma pipa que vai parar na favela rival. Em “Acende a Luz”, a diretora Luciana Bezerra apresenta uma situação cômica, quando a energia acaba, bem na véspera do Natal.

5x favela 1Ao final da sessão, os participantes realizam um debate sobre as temáticas apresentadas, com mediação da equipe do Tribunal Regional do Trabalho e do curso de Cinema da UFPA.

Projeto - O Cineclube TRT8 & UFPA é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, executado como parte das ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do TRT8, coordenado pela desembargadora Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher.

Cineclube TRT8 & UFPA
Data: 29/09/2018
Horário: 9h
Local: Escola Municipal Senador Álvaro Adolfo, Av. Magalhães Barata, 315 - Guanabara, Ananindeua - PA