Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto Tecnológico Vale e CNPq selecionam bolsistas para projetos de pesquisa

• Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 15h31

28.05.2009 Laboratórios de Engenharia de Alimentos Foto Alexandre Moraes 29

O Instituto Tecnológico Vale (ITV), no Pará, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), seleciona bolsistas para atuar em projetos de pesquisa científica e tecnológica em temas como Recursos Hídricos, Geoquímica, Socioeconomia, Inteligência Artificial, Analítica de Dados, Engenharias Florestal e Ambiental, entre outros. A data limite para inscrições é 5 de outubro.

Os interessados devem encaminhar para o e-mail indicado no contato de cada projeto o link de seu currículo lattes e um curto texto com a manifestação de interesse e justificativa. As bolsas serão concedidas por meio da Chamada CNPq/ITV nº10/2018 e terão duração de um ano, com possibilidade de prorrogação até outros 12 meses.

Os bolsistas serão selecionados pelos coordenadores dos projetos com base no currículo e em experiência nas atividades do projeto pretendido. Os candidatos pré-selecionados poderão ser submetidos a entrevistas em dia e horário a serem definidos.

Projetos – As bolsas disponíveis estão distribuídas em 7 projetos. São eles: “Expandindo o conhecimento da vegetação de Carajás”; “Estudos biossistemáticos em espécies de relevância para processos de licenciamento ambiental na Floresta Nacional de Carajás”; “Socioeconomia e sustentabilidade na mineração”; “Recuperação de áreas degradadas pela mineração de ferro no Pará”; “Tecnologias computacionais aplicadas a problemas operacionais de ferrovias”; “Desenvolvimento de tecnologias baseadas em treinamento cognitivo para aplicações na indústria de mineração” e “Apoio a projetos de pesquisa do GGARH do ITV”.

Para participar da seleção, é preciso escolher seu projeto de interesse. Os e-mails para encaminhar os documentos necessários, bem como mais informações sobre cada um deles estão disponíveis no link.

ITV - O Instituto Tecnológico Vale é uma instituição sem fins lucrativos, com a missão de desenvolver e aportar conhecimento no uso responsável dos recursos naturais.  Em Belém, a instituição atua, por meio da pesquisa científica, na geração de conhecimento em tópicos relevantes para a manutenção da diversidade biológica e suas interações com os aspectos econômicos e sociais.

O ITV conta com cerca de 40 pesquisadores, distribuídos em seis grupos com atuação nas áreas de tecnologia ambiental, geologia ambiental e recursos hídricos, socioeconomia e sustentabilidade, genômica ambiental, computação aplicada e biodiversidade e serviços de ecossistemas.

Texto: Elizandra Ferreira e Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes