Página inicial > Ultimas Notícias > IEEEDay celebra criação do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos com palestras

• Publicado: Domingo, 30 de Setembro de 2018, 07h15

divulgação geral

O Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) promove, nesta terça-feira, 2 de outubro, o IEEEDay, evento que celebra a criação do instituto. Em sua quarta edição, o tema será  “Qualidade e Eficência Energética na Amazônia”. A programação é composta por palestras abertas ao público.

Promovido por todas as representações do IEEE pelo mundo, como o Ramo Estudantil IEEE UFPA Belém, presente na Universidade, o IEEEDay tem a participação dos engenheiros Allan Manito, Bruno Albuquerque e Ulisses Paixão, do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon).

Durante a programação, a professora Maria Emília Tostes apresentará laboratórios e pesquisas desenvolvidas na área, para demonstrar a forte contribuição da Universidade para o desenvolvimento regional em eficiência energética e tecnologias especializadas. Já o professor Eduardo Tuma falará sobre a área de alta tensão na UFPA, como o Laboratório de Extra e Alta Tensão (LEAT), também instalado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá.

Além disso, o evento terá palestras diferenciadas, como a que trata das oportunidades de intercâmbio na UFPA, promovida por Laura Diva (Prointer); a palestra sobre o aplicativo WEB WOCA para elaboração de projetos elétricos, representado pelo CEO e pelo engenheiro da empresa Ocalev Ramon Villar; e palestra sobre as metodologias ágeis, com o desenvolvedor de software Edson Pinheiro.

O IEEE é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos. É a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. O Ramo Estudantil, organização representativa do IEEE, com sede e atuação na UFPA, é gerido por estudantes e promove cursos, palestras e projetos diversos que complementam a formação dos alunos.

Programação – Pela manhã, serão realizadas as palestras “Mobilidade Internacional na UFPA – programas e oportunidades”, por Laura Diva, às 9h20; “WOCA – Aplicativo WEB para projetos elétricos”, por Ramon Villar, às 10h; e “Metodologias Ágeis – por dentro do scrum”, por Edson Pinheiro, às 11h.

Na parte da tarde, ocorrem as palestras “Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia – Ceamazon”, por Maria Emília Tostes, às 14h; “Análise Tarifária”, por Allan Manito, às 14h30; “Energias Renováveis com Foco em Instalações Fotovoltaicas”, por Bruno Albuquerque, às 15h10; “Sistema de Gerenciamento de Energia Elétrica”, por Ulisses Paixão, às 15h50; e “A Área de Alta Tensão na UFPA”, por Eduardo Tuma, às 16h30.

Inscrições – Mesmo voltado aos alunos de Engenharia Elétrica, computação e telecomunicações, o IEEEDay é aberto a qualquer participante interessado. Para se inscrever, é necessário levar no dia do evento 1 Kg de alimento não perecível, que será doado para instituição de caridade.

Será emitido certificado de 4 horas (2h manhã + 2h tarde) aos participantes que estiverem presentes durante toda a programação do evento.

Acesse aqui o formulário de pré-inscrição.

4º IEEEDay
Data: 2 de outubro de 2018
Local: Auditório do Ceamazon na UFPA, Campus de Belém.
Hora: início às 9h
Inscrição: 1kg de alimento não perecível