Página inicial > Ultimas Notícias > Coruni marca presença no Festival Internacional de Corais em Minas Gerais

Coruni marca presença no Festival Internacional de Corais em Minas Gerais

• Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 15h35

Coruní MG

No perído de 21 a 23 de setembro, o Coro Universitário da UFPA (Coruni) participou do 19º Festival Internacional de Corais (FIC), em Minas Gerais, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão  (Proex) da UFPA. O FIC deste ano homenageou os povos nativos, os indígenas, e reuniu em torno de 167 corais, bandas e congados de 11 Estados do Brasil, do Chile, da Argentina e do México, que levaram música vocal, instrumental e manifestações culturais para asilos, aldeias, basílicas, teatros, centro culturais, escolas municipais, mosteiro, mercado, museus, praças, parques e shoppings.

A Região Norte foi representada por três corais, sendo um deles o Coruni, que levou um repertório de música popular brasileira, paraense, indígena e sacra. O coro se apresentou em seis locais diferentes: no Centro Mineiro de Toxicomania, no Asilo Casa da Vovó e Vovô, na Praça da Cidade de Itabirito, no Mosteiro Nossa Senhora das Graças, na Chácara Centro Cultural Maria Reis e na escadaria da Igreja de São José.

Apresentações - Com repertório a capella e apresentações descontraídas e contemporânea, as quais incluiam coreografias e interpretações interativas, o Coruni foi aclamado por onde passou. “A experiência de encontrar outros corais e culturas diferentes é estimulante, nós que dividimos o mesmo teto poético e artístico”, comentou Jônatas Pereira, corista e aluno da Faculdade de Música.

No último dia do Festival, 23 de setembro, cerca de 200 pessoas, entre indígenas, músicos de banda, foliões e coralistas, fizeram um cortejo cantando pelo centro da cidade de Belo Horizonte, em homenagem aos povos nativos. O cortejo teve fim nas escadarias da Igreja de São José, com todos cantando “Somos todos irmãos”, obra de Leonardo Cunha e Murilo Antunes, composta especialmente para essa ocasião.

“Participar do Festival Internacional de Corais, representando o Pará e a UFPA, foi uma experiência incrível. Ver a emoção da plateia, embalada pelas músicas paraenses que o Coruni cantou, foi de arrepiar”, disse, emocionada, Mônica Souza, corista e servidora da Propesp.

Segundo Lucideia Rodrigues, aluna do 6º semestre de Biblioteconomia, que está em seu primeiro ano no Coro Universitário da UFPA, o evento proporcionou experiências e emoções únicas, que jamais serão esquecidas. “Levo na mala algo de material, mas no coração as lembranças mais lindas que me fizeram muito feliz por aqui e ficarão marcadas para sempre no coração. Cada apresentação de coral era uma surpresa diferente. Cantamos no Centro de Toxicomania para uma galera em processo de reabilitação e com esperança de uma vida melhor. No asilo Casa da Vovó e do Vovô, também, quanta emoção(...). Nossa missão é, sim, levar a nossa música, nossa cultura, mas também levar uma palavra de esperança, levar amor por meio do nosso canto”, comentou, emocionada, Lucideia Rodrigues.

Texto: Cristina Owtake – Divulgação Coruni
Foto:  Ritielly Santos