Página inicial > Ultimas Notícias > Calendário Acadêmico: UFPA define datas para 2019

Calendário Acadêmico: UFPA define datas para 2019

• Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 15h33

05.12.2008 Reitoria Fotos Alexandre Moraes 8 2

Você sabe quando deverá fazer sua matrícula em 2019? Quando será a colação de grau dos formandos do ano que vem? E a semana do calouro, sabe quando ocorre? Todos esses e outros prazos para o próximo ano estão definidos no Calendário Acadêmico/2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA), que acaba de ser aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), Edmar Costa, o calendário é essencial para o planejamento e para a organização da vida universitária. “O Calendário Acadêmico da UFPA é de extrema importância, como elemento de organização da vida acadêmica, tanto para alunos quanto para professores e demais servidores da Instituição. É ele que mostra, além dos períodos de aula e de recesso, os feriados, as férias e os outros eventos previstos na Instituição”, explica.

O calendário inclui os prazos para registro de todas as atividades no Sistema de Controle Acadêmico, tais como oferta de turmas, matrículas, trancamentos, lançamento de conceitos e colação de grau. O documento também inclui a previsão de feriados, que variam em cada campus da UFPA, em função de alguns feriados municipais.

Grandes eventos já estão marcados - Em relação às aulas, cada período letivo extensivo terá cem dias de atividades, enquanto os períodos intensivos terão 50 dias. Também já está marcado o II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Siepe), que reúne projetos e iniciativas da Instituição nas três áreas. O evento será realizado de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019. E para quem for aprovado no próximo vestibular, a Semana do Calouro 2019 será realizada de 11 a 16 de março, enquanto para quem corre o risco de sair da Instituição sem o diploma na mão, a chamada pública sobre a prescrição de alunos deve ocorrer até 27 de outubro do ano que vem.

Cem dias de aulas - As aulas na UFPA ficam assim no ano que vem: o primeiro período letivo vai de 3 de janeiro a 1º de março. O segundo, de 11 de março a 11 de julho. No terceiro período, as aulas vão de 1º de julho a 27 de agosto. Por fim, o quarto período de aulas ocorre de 21 de agosto a 18 de dezembro.

Para cada um deles, há um prazo específico de matrículas. Para os estudantes dos cursos intensivos (1º e 3º períodos), as matrículas ocorrem a partir de 29 de novembro de 2018 e a partir de 30 de maio de 2019, respectivamente. Já para os alunos dos cursos que funcionam de forma extensiva, a matrícula começa dia 4 de fevereiro para o 2º Período e dia 25 de julho, para o 4º Período.

O documento final será publicado em breve, no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg).

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes