Página inicial > Ultimas Notícias > PPGs do IFCH tem projetos de cooperação acadêmica aprovados pelo Procad/AM

PPGs do IFCH tem projetos de cooperação acadêmica aprovados pelo Procad/AM

• Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 15h11

IFCH2 FOTO ALEXANDRE MORAES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  tornou público o Resultado Preliminar do Edital n° 21/2018 do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad/AM). Dois programas de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA integram a lista dos contemplados com mais recursos para as atividades.

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP/UFPA) propôs e aprovou o projeto  “Políticas Públicas e Processos Decisórios”,  que  tem como parceiros os programas de pós-graduação em Ciência Política das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e do Maranhão (UFMA)

A parceria  tem por objetivo constituir e consolidar uma rede de cooperação acadêmica entre esses programas, mediante o intercâmbio de docentes-pesquisadores e discentes com atuação nas áreas de estudos sobre Políticas Públicas e Processos Decisórios, em que temas regionais, nacionais e internacionais possam ser abordados de forma comparada a partir de diversificadas metodologias.

A coordenadora do projeto, professora Eugenia Cabral, docente do PPGCP, explica que a aprovação vai fortalecer as ações do Programa, envolvendo alunos do mestrado e até de graduação, por meio da iniciação científica, além da promoção de eventos conjuntos. “O projeto tem duração de quatro anos e a expectativa é que, ao final, se estabeleça uma rede de pesquisa fundamental para dotar o PPGCP de condições a ofertar  o curso de doutorado”, explica Eugina Cabral.

Geografia - “O uso do território, modernizações, desigualdades sociais e questão ambiental no Maranhão” é outro projeto aprovado no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi a proponente e vai contar com a experiência dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFPA e da Unicamp, que irão atuar como instituições associadas no desenvolvimento do projeto. As ações do projeto se iniciam este ano e se estendem até 2023.

O professor João Marcio Palheta, coordenador do PPGEO e representante do programa na parceria firmada, informou que a proposta do projeto foi construída conjuntamente. “Foi um trabalho coletivo e importante, porque pela primeira vez conseguimos aproximar duas universidades amazônicas com uma de alto nível como é a Unicamp. Essa articulação   vai proporcionar à UEMA uma melhoria na avaliação de seu mestrado, de criação recente, (2015)  e ao PPGEO mais um passo na consolidação do nosso curso de Doutorado além da inserção nacional e internacional”,  ressalta.

As ações do projeto se iniciam este ano e se estenderão até 2023. Já no próximo mês, novembro, a UEMA irá realizar um seminário sobre gestão de território, com a participação dos pesquisadores docentes do PPGEO/UFPA.

Texto: Ana Cristina Trindade – ASCOM IFCH
Foto: Alexandre de Moraes