Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Soure promove II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão

Campus de Soure promove II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão

• Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 15h26

SIEPE SOURE 2

“Preservação do Patrimônio Botânico Cultural das Comunidades Tradicionais Marajoaras”, “Análise Histórica dos Ferrões de Raias na Ilha do Marajó”, “Aconselhamento Linguageiro em Campi do Interior”, esses foram alguns temas de projetos de pesquisa apresentados no II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) 2018, realizado nos dias 3 e 4 de outubro de 2018, no Campus Universitário da UFPA do Marajó. Os projetos foram coordenados pelos docentes Cinthya Arruda, Adriano Biancalana e Jhonatan Rabelo.

O seminário recebeu estudantes, professores e técnicos-administrativos com o objetivo de fortalecer o tripé que estimula e viabiliza o conhecimento: ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a formação dos alunos que participam na condição de ouvinte. O evento reuniu nove trabalhos de projetos de pesquisa, sendo cinco do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), dois projetos de ensino e seis de extensão. Durante a programação, também foi realizada uma palestra sobre artigos científicos, ministrada pelo professor Neto Corrêa.

Vivência nos projetos – Para o estudante de Letras-Língua Inglesa, Lucivaldo Pinheiro, que leciona inglês para crianças no Projeto de extensão  “English for Kids in the Library”, coordenado pela bibliotecária Camila Brito, poder vivenciar a experiência do ensino, ainda no ambiente acadêmico, é importante para o futuro profissional dos alunos.“É muito bom ministrar aulas ainda na universidade, pois estou adquirindo habilidade e experiência. Aprendi, por exemplo, a utilizar metodologias de ensino diferentes, como dinâmicas e outros recursos que despertam interesse nas crianças em aprender um novo idioma”, declarou o estudante.

Estudos relacionados com a área de Biologia e Etnobotânica foram apresentados pelos estudantes David Ferreira e Jade Castilho. “Estas temáticas são essenciais do ponto de vista da conservação e educação ambiental, especialmente porque tem como objeto de estudo a natureza e o conhecimento tradicional da região onde a Universidade está inserida”, explica a professora Cinthya Arruda, que trabalha com projetos relacionados com a área de Biologia Reprodutiva de Planta e Etnobotânica.

Para ela, e relevância de estudos na área vai além dos portões da UFPA, pois servem para o aluno e a sociedade como um todo. “O aluno se transforma por meio desse ‘incremento’ na formação dele, que é o envolvimento com a pesquisa e, como consequência, a gente contribui com uma formação ‘melhor’, o que sucessivamente gera professores ‘melhores’. Outro ponto trata da importância da ciência no desenvolvimento da humanidade. A aquisição, a produção, a divulgação e a aplicação do conhecimento científico são essenciais para o progresso geral”, afirmou a professora Cynthya Arruda.

Para o coordenador do Departamento de  Pesquisa e Pós-Graduação (Depesp) do Campus de Soure, professor Leonardo Gomes, o seminário teve a intenção de aproximar os projetos da comunidade. “Este evento serviu para mostrar o que a Instituição tem feito em termos de ensino, pesquisa e extensão. Logo é muito importante que todos saibam o papel que a Universidade desempenha e quais trabalhos ela desenvolve”.

O II Siepe do Campus de Soure foi organizado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação (Depesp), pelo Departamento de Extensão (Depex) e pela Assessoria de Comunicação (Ascom).

Texto e foto: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus de Soure