Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba hospeda Museu do Tocantins
Início do conteúdo da página

Campus de Abaetetuba hospeda Museu do Tocantins

  • Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 15h33

DSCN9140

Recentemente, o Campus de Abaetetuba passou a abrigar o Museu do Tocantins. Entre diversas atrações, o espaço conta com exposições do artesanato ribeirinho, das comunidades indígenas e quilombolas. A hospedagem busca despertar uma educação estética que contribua com o reconhecimento da cultura local das comunidades que compõem as cidades do Baixo Tocantins.

MuseudoTocantins 373x212 3Disponibilizar acervos, coleções, catálogos de cultura popular da Amazônia, além de áudio visuais, sobretudo proporcionar um espaço para discutir o patrimônio material e imaterial, a identidade e a memória dos povos de rios e florestas, campos e cidades ribeirinhas estão entre os objetivos de o campus abrigar o museu..

Segundo o professor da UFPA Jones da Silva Gomes, coordenador do museu, a galeria expõe a cultura e a história da área de influência do Campus de Abaetetuba. Por isso o espaço ganha um papel fundamental, que permite aos projetos que o apoiam detectar “uma riqueza cultural imensa, que paradoxalmente convive com a ausência de espaços que potencializem seu reconhecimento.”

A galeria é aberta e direcionada a todos os públicos: acadêmicos, escolas e, principalmente, às comunidades que interagem com as doações do patrimônio que compõe as pesquisas e ações extensivas. O Museu funciona na sala II do Bloco II, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Campus de Abaetetuba.

MuseudoTocantins 373x212 1Atrativos – Além de promover diversas oficinas e apresentações artísticas relacionadas com a dança e com o teatro, o museu possui um acervo de livros sobre a cultura popular. “Temos fotografias, objetos do artesanato popular das comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, além de pinturas representativas da mitologia e lendas locais”, afirma Jones Gomes.

Museu do Tocantins – O museu é um espaço multifuncional (formativo e extensivo) que surge da necessidade de conservação, investigação, exposição e contemplação dos conjuntos patrimoniais, sejam eles de valor histórico, científico ou artístico, para fins de reconhecimento das práticas artísticas e culturais das comunidades do Baixo Tocantins.

Serviço:
Museu do Tocantins
Local: sala II do Bloco II, no Campus Abaetetuba
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página