Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Editora da UFPA presente na Feira do Livro de Frankfurt 2018, que enfoca direitos humanos
Início do conteúdo da página

Editora da UFPA presente na Feira do Livro de Frankfurt 2018, que enfoca direitos humanos

  • Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 15h20

Topo da matéria crédito Frankfurter Buchmesse

Com forte discurso de Chimamanda Ngozi Adichie, autora nigeriana radicada nos Estados Unidos, aconteceu, na manhã desta terça-feira, dia 9, na Alemanha, a Frankfurter Buchmesse Opening Press Conference, evento que reúne jornalistas de diversos países e abre os trabalhos da Feira do Livro de Frankfurt, maior evento mundial de mídia impressa e digital. A conferência de imprensa contou também com a presença de Juergen Boos, diretor geral da Feira, e de Heinrich Riethmüller, presidente da Associação Alemã de Editores e de Livreiros. A edição deste ano coincide com os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os três discursos focaram nos direitos humanos e no papel que a literatura tem na sua garantia.

Além de seus contos e romances, traduzidos para mais de trinta idiomas, Chimamanda é reconhecida por seus livros e palestras sobre feminismo, como Sejamos Todos Feministas, publicado pela Companhia das Letras em 2014, e Querida Ijeawele ou Um Manifesto Feminista em 15 Sugestões, que virou livro em edição da Literatura Random House, em 2017.

corpo01Ativista em prol dos direitos das mulheres e na luta contra a discriminação sexual, Chimamanda falou da importância sociopolítica da literatura: “a arte pode iluminar a política”, disse. “É importante ter uma grande diversidade de vozes não porque queremos ser politicamente corretos, mas porque queremos ser corretos. Não podemos entender o mundo se continuarmos a fingir que uma pequena fração representa o mundo inteiro”. O presidente da Associação Alemã de Editores e Livreiros, Heirich Riethmüller, enfatizou que “livrarias e editoras têm a responsabilidade de ajudar a moldar uma sociedade baseada nos direitos humanos”. Chimamanda concluiu seu discurso afirmando que “é hora de os homens lerem livros escritos por mulheres”.

Na abertura, a Feira de Frankfurt e as Nações Unidas lançaram a campanha #OnTheSamePage, que visa motivar a indústria mundial do livro a atuar pela garantia do respeito aos direitos humanos.

A Feira de Frankfurt é o mais importante espaço para o mercado internacional de conteúdo, bem como um significativo criador de tendências para a sociedade e um importante festival cultural. No ano passado, 286.425 visitantes prestigiaram os estandes ou participaram de um dos quarto mil eventos que integraram a Feira. Em 2018, o país convidado de honra é a Geórgia. Localizado na Europa oriental, a capital do país é Tbilisi e sua história remonta ao século IV a. C, tendo declarado independência do império russo somente em 1918.

corpo2A Editora da UFPA (ed.ufpa) participa da Feira de Frankfurt com seus mais recentes lançamentos para divulgar mundialmente o trabalho editorial da Universidade Federal do Pará. A participação da ed.ufpa na Feira ocorre no âmbito do Projeto Brazilian Publishers (BP), uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Neste ano, a ed.ufpa é representada pela publicitária Nícia Salimos. A oportunidade de interagir com o ambiente da “Frankfurter Buchmesse” contribui com a formação dos profissionais que atuam no ambiente editorial. Assim, o revezamento da representação da ed.ufpa no evento tem possibilitado o aprimoramento de toda a equipe.

A 70ª edição da Feira abriu as portas para profissionais do mercado editorial e jornalistas ontem, dia 10, e receberá o público em geral nos dias 13 e 14 de outubro.

Acompanhe a cobertura da ed.ufpa no Instagram @ed.ufpa

Serviço:
Feira do Livro de Frankfurt 2018
10 a 14 de outubro
Messe Frankfurt, centro de eventos da cidade alemã.
Site oficial: www.buchmesse.de/en

Texto: Divulgação ed.ufpa

Fotos: Crédito: Frankfurter Buchmesse e Nícia Salimos

registrado em:
Fim do conteúdo da página