Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança promove evento em alusão ao Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades. Por apoiar esta causa, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC) da Faculdade de Medicina da UFPA vai realizar, nos dias 16, 26 e 30 de outubro, no hall do CASMUC, palestras gratuitas a fim de orientar e tirar dúvidas a respeito do Câncer de Mama.
A campanha Outubro Rosa começou nos Estados Unidos e espalhou-se internacionalmente. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama para os anos de 2018-2019, com risco de 56,33% casos a cada 100 mil mulheres. Na Região Norte, é o segundo tumor de maior ocorrência. Em termos globais, é a primeira causa de morte entre as mulheres.
“Muitas mulheres não têm conhecimento da forma de prevenção ou não realizam regularmente seus exames, fundamentais para a sua detecção precoce. O alvo nesta campanha é diminuir o índice de câncer de mama; com a conscientização que realizamos, as mulheres ficam mais atenta e, dessa forma, procuram atendimento para melhorar sua qualidade de vida”, explica a professora Laélia Brasil, coordenadora da CASMUC.
Programação – Para participar do evento, basta comparecer ao hall do CASMUC na data e no horário marcados. A palestra “Aprendendo a fazer o autoexame” será ministrada no dia 16, pela professora. Drª. Francianne Rocha, e no dia 26, pela professora doutora Cynthia Lins, ambas às 8h.
Por último, no dia 30, a professora doutora Sônia Moreira ministra a palestra “Um olhar sobre o climatério”, às 16h. Todas as palestras serão seguidas de roda de conversa.
Serviço:
Palestras Outubro Rosa Casmuc
Data: 16, 26, 30 de outubro de 2018
Local: Hall do CASMUC – ao lado do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (UFPA)
Hora: às 8h e 16h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google
Redes Sociais