Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Teses da UFPA recebem menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2018
Início do conteúdo da página

Teses da UFPA recebem menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2018

  • Publicado: Sexta, 12 de Outubro de 2018, 15h23

PrmioCapesdeTese2018

A lista com o nome dos vencedores Prêmio Capes de Tese 2018 já foi divulgada. Além dos 42 trabalhos selecionados para receber o prêmio, o edital também oferece a outros 81 uma menção honrosa. Duas teses da UFPA foram notificadas, uma para o Prêmio Capes Tese, na área de Ciências Ambientais, e outra, na área de Física, recebeu menção honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de dezembro, em Brasília.

Prêmio é oferecido anualmente, desde 2005, às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento, a fim de destacar o desempenho acadêmico dos pesquisadores por meio da quantidade e qualidade de artigos e livros publicados e de projetos contratados. O resultado desta edição se refere às melhores teses de doutorado defendidas em 2017, a qual teve um número recorde de 939 trabalhos inscritos.

Para o Prêmio Capes de Tese, foi escolhida a tese Mudanças Climáticas e a Floresta Amazônica ao Longo do Tempo e Espaço, de Luciano Jorge Serejo dos Anjos, do curso de Ciências Ambientais da UFPA, com orientação do professor Peter Mann De Toledo e coorientação de Marcelo Cancela Lisboa Cohen.

O trabalho teve como principal objetivo a elaboração de modelos da evolução da floresta amazônica. Os modelos gerados foram confrontados principalmente com dados paleoecológicos de campo, para modular as relações entre o clima e a vegetação durante os últimos 20 mil anos. Tais modelos permitiram investigar como as mudanças climáticas do passado afetaram a dinâmica espaço-temporal dos ecossistemas da bacia amazônica.

“Os modelos desenvolvidos pela tese podem ser usados para projetar os impactos das recentes mudanças climáticas, causadas pelas emissões de gases de efeito estufa, na dinâmica das diferentes unidades de vegetação presentes na Amazônia. Assim, resultados dessa pesquisa são essenciais para a tomada de decisões sobre o controle de poluentes emitidos pelo homem na atmosfera”, destaca o coorientador Marcelo Cohen.

Menção Honrosa - Já a premiada com Menção Honrosa foi a professora Carolina Loureiro Benone, pelo trabalho de título Scalar Fields In Black Hole Spacetimes And Analogues, orientada pelo professor Luis Carlos Bassalo Crispino. A tese trata da propagação de campos escalares ao redor de buracos negros, com foco na absorção desses campos e também em soluções "presas", isto é, que orbitam o buraco negro indefinidamente, chamadas de nuvens.

Em razão da dificuldade de se observar o fenômeno próximo a buracos negros, surgiram modelos análogos, sistemas que "imitam" o comportamento de buracos negros, mas podem ser obtidos em laboratório. No ano de 2015, foram detectadas, pela primeira vez, as ondas gravitacionais, sendo que a maioria dos sinais observados até agora é proveniente da colisão de buracos negros.

“A presença de nuvens ao redor de buracos negros sugere a existência de uma nova classe de buracos negros, chamados de buracos negros "cabeludos". Com as observações das ondas gravitacionais, poderemos diferenciar buracos negros 'cabeludos' de buracos negros "carecas'”, ressalta a autora Carolina Benone.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da UFPA, Luis Crispino, afirma que o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação e empenho é sempre importante e indica que se está seguindo pelo caminho certo.

“O fato de o único Programa de Doutorado em Física da Região Norte ter recebido, nos últimos três anos, duas menções honrosas no Prêmio Capes Tese evidencia que os esforços no PPGFísica estão valendo a pena e, ademais, temos aqui recursos humanos qualificados para corresponder amplamente às expectativas da pesquisa científica nacional", completa o professor.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página