Página inicial > Ultimas Notícias > Projetos da Universidade atraem os pequenos para a iniciação científica

Projetos da Universidade atraem os pequenos para a iniciação científica

• Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 15h43

Iniciação científica 1

Quem pensa na Universidade Federal do Pará (UFPA) logo a relaciona aos seus mais de 40 mil alunos de graduação. Público jovem que frequenta o campus diariamente. Mas você sabia que a universidade também possui pequenos frequentadores? Vários serviços oferecidos pela Instituição atraem crianças de seis a 12 anos.

Lazer e maio ambiente - A área arborizada e com mais de 1,5 km de orla do Campus da UFPA, no bairro do Guamá, é destino de famílias que vivem no entorno da Instituição e usam o espaço para praticar esportes e também para passear com as crianças.

O espaço ITEC Cidadão, bosque que se estende ao longo do Igarapé do Tucunduba, oferece trilhas com espécies frutíferas, medicinais e aromáticas, biblioteca, espaço para prática de xadrez, jardins e até balanço para meninos e meninas que visitam a UFPA com seus pais.

Na UFPA, há várias décadas, projetos de iniciação científica também são a porta de entrada do público infantil na Universidade. Entre eles o Clube de Ciência, o Núcleo de Astronomia, o Laboratório de Demonstrações e o Museu de Geologia ganham destaque.

Exatas e Naturais - O Núcleo de Astronomia da UFPA (Nastro) acompanha eventos astronômicos e promovem oportunidades para observar corpos celestes. Por meio da difusão do conhecimento sobre o universo convida crianças e adolescentes a conhecer a física que influencia o cotidiano.

O Laboratório de Demonstrações é o projeto mais antigo da Faculdade de Física. O projeto incentiva visitas de escolas públicas aos laboratórios, compartilhando conhecimentos sobre Física, Matemática, Biologia e Química. Uma das atividades favoritas das crianças é observar o lançamento de foguetes.

Ciência e até dinossauros - No primeiro semestre de cada ano, a UFPA também abre inscrições para seu Clube de Ciências. Crianças a partir de seis anos e até adolescentes podem participar das ações do Clube. As atividades partem de perguntas e dúvidas do dia a dia. A partir daí os estudantes participam de projetos de pesquisa para obter suas respostas.

O Museu de Geociências da UFPA também é um atrativo aos pequenos. Aberto em horário comercial, recebe visitas de escolas públicas e crianças e adolescentes que se encantam com mapas geológicos sobre a formação do Brasil e da Amazônia e aprendem sobre gemas e minerais que existem ou já existiram no Pará. Além de possuir em seu acervo gemas, artesanatos e até alguns fósseis.

Pequenos alunos e leitores – Mas a UFPA também tem alunos do público infantil. Cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes são alunos da Universidade antes mesmo de passar no vestibular. Eles estudam desde a educação infantil na Escola de Aplicação da UFPA, antigo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI).

Espaço de experimentação pedagógica para pesquisadores e de formação para os alunos de licenciatura da UFPA, a Escola possui Biblioteca, Brinquedoteca, Laboratórios e é sede de vários projetos sociais, culturais e científicos.

Sempre no mês de outubro, devido o Dia das Crianças, a Assessoria de Comunicação (Ascom) também se volta para seus pequenos leitores e publica um encarte especial do Jornal Científico Beira do Rio: o beirinha, que já está disponível aqui.

Serviços:

• Núcleo de Astronomia da UFPA
    Inscrições contínuas na sede do projeto
    Atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, especial da rede pública.
    Informações no site do Nastro
  • Laboratório de Demonstrações da UFPA
    Visitas de turmas escolares contínuas
    Atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, especial da rede pública.
    Informações no site do Labdemon
  • Clube de Ciências da UFPA
    Inscrições entre os meses de março e abril de cada ano
    Atende crianças e adolescentes a partir de seis anos, preferencialmente da rede públicaInformações: http://www3.ufpa.br/cciufpa/ (em construção) ou aqui.
  • Museu de Geologia
    Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
    Visitas em grupos de estudantes ou professores de universidades e escolas podem ser agendadas pelo telefone (91) 3201-7428 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    Saiba mais sobre o Museu aqui.
  • Escola de Aplicação da UFPA
    Vagas ofertadas por edital lançado entre os meses de dezembro e março
    Oferece formação desde a educação infantil até o ensino médio.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / UFPA