Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de pesquisa debate colonialismo e as questões do ensino/aprendizagem em Arte

• Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 16h01

Mesa redonda Decolonialismo

Com objetivo de ampliar os preparativos para o Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero, que ocorrerá em 2019, o Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia vai realizar um ciclo de mesas-redondas centradas nas Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense. A primeira mesa, “Descolonialismo/decolonialismo e as questões do ensino/aprendizagem em Arte”, ocorre nesta quinta-feira, 18 de outubro, às 9h30, no auditório do PPGArtes.

As temáticas das mesas objetivam discutir questões pertinentes aos campos da Arte/Educação e das Artes Visuais, no âmbito de suas relações colonialistas e de gênero no território amazônico. Segundo a organização do evento, a mesa-redonda desta quinta-feira, 18, vai discutir as concepções do termo descolonialismo/decolonialismo e seus processos considerando as questões sociais, políticas, culturais e econômicas que afetam o ensino/aprendizagem de Arte nas várias instâncias da educação formal e não formal.

Com a intenção de esclarecer a temática na agenda local e fortalecer as práticas educativas e culturais no campo da Arte, os debates buscam preparar os participantes para representar o Estado do Pará e a UFPA no Congresso.

Programação - No dia 27 de novembro de 2018, a mesa “História da Arte e o ensino/aprendizagem das Artes Visuais uma questão de colonialismo?” vai abordar a História da Arte de base eurocêntrica e as desconstruções necessárias para uma perspectiva descolonialista.

A mesa “Abordagens étnico-racial e Gênero: da invisibilidade à visibilidade no campo da Arte” discute as questões étnico-racial e de gênero no campo da Arte, as produções artísticas/estéticas/culturais e os marcos regulatórios no ensino/aprendizagem das Artes Visuais, no dia 18 de dezembro de 2018.

No dia 14 de fevereiro de 2019, será realizada a mesa “Polivalência ou Interdisciplinaridade no ensino/aprendizagem das Artes Visuais?”, para enfatizar as formas teórico-metodológicas subjacentes nas experiências educativas no campo das Artes Visuais e discutir as diferenças entre polivalência e interdisciplinaridade numa perspectiva de esclarecer as práticas educativas diante dos documentos oficiais.

Por fim, no dia 14 de Março de 2019, ocorre o Seminário de Encerramento do Ciclo de Debates, que dará os encaminhamentos para o Congresso a ser realizado entre 23 e 25 de Abril, em São Paulo. O evento é organizado pela professora do SESC-Vila Mariana, Drª Ana Mae Barbosa, com a finalidade de intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional.

Mesa Descolonialismo/decolonialismo e as questões do ensino/aprendizagem em Arte
Data: 18 de outubro de 2018
Local: Auditório do PPGArtes/ICA/UFPA