Página inicial > Ultimas Notícias > Estudante tem artigo sobre racismo aprovado em jornada internacional

Estudante tem artigo sobre racismo aprovado em jornada internacional

• Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 15h01

Renata Danin

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA Renata Almeida Danin teve seu artigo aceito para publicação e apresentação oral nas VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso. O artigo intitulado “Racismo Discursivo: o caso Marielle Franco e a cobertura da mídia internacional” será apresentado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) nesta quinta-feira, 18, e na sexta, 19 de outubro.

O artigo aborda o Racismo Institucional por meio de uma Análise do Discurso a partir da cobertura midiática do assassinato da vereadora Marielle Franco em periódicos internacionais de extrema relevância, como The Washington Post, The New York Times e The Guardian. “Estudar o Racismo Institucional por meio do discurso midiático é uma forma de (re)conhecer ideologias e ideias muitas vezes imperceptíveis, mas implícitas nas narrativas midiáticas”, ressalta a autora.

Após ser apresentada em Portugal, o artigo também será publicado em periódico internacional na Espanha. Para a direção do PPGSP, o fomento à pesquisa e a troca de ideias entre a comunidade acadêmica internacional agregam valor ao programa e estimulam debate científico.

PPGSP - O Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA é considerado o primeiro Programa stricto sensu do Brasil voltado à formação exclusiva de mestres na área de Segurança Pública.

O principal objetivo do PPGSP é atender à crescente demanda para o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada em Segurança Pública, por meio da capacitação de profissionais para atuação em instituições governamentais e não governamentais do Brasil e do exterior, com o objetivo de fomentar a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos em Segurança Pública.

Texto: Assessoria de Comunicação PPGSP-IFCH