Página inicial > Ultimas Notícias > Ministério Público firma Acordo de Cooperação Técnica com a UFPA

Ministério Público firma Acordo de Cooperação Técnica com a UFPA

• Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 15h24

FOTO NAYANA BATISTA 14

Representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e da Universidade Federal do Pará reuniram-se, no dia 16 de outubro, para assinar um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições. Foram discutidas a parceria já em vigor e as perspectivas para as novas atividades cooperativas.

FOTO NAYANA BATISTA 24Participaram da reunião, realizada no Gabinete da Reitoria, o reitor Emmanuel ZaguryTourinho; o procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará Gilberto Martins, entre outros representantes do Ministério Público; e o professor Francisco de Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), .

A UFPA já desenvolve, em parceria com o MPPA, o Sistema Geográfico de Informações Fundiárias do Nordeste Paraense (SGIF), coordenado pelo professor Francisco de Assis Costa, uma plataforma de coleta de dados fundiários que está sendo construída há 5 anos no Ministério Público.

FOTO NAYANA BATISTA 5“O Ministério Público, em parceria com a UFPA, atua na manutenção do direito agrário. Esta integração facilita o trabalho que é feito pela Universidade, em que o objetivo final é o estudo e a diminuição dos conflitos agrários”, acrescenta Gilberto Martins.

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica, projetos como o SGIF e outros que envolvem pesquisas tecnológicas têm capacidade de gerar informações úteis para as politicas públicas em pauta no Estado. Segundo o reitor Emmanuel Tourinho, a parceria entre as instituições pode ajudar a lidar com esses problemas complexos.

FOTO NAYANA BATISTA 21“A UFPA tem a capacidade de desenvolver uma tecnologia para lidar com essas demandas, porém, sem o acesso privilegiado a uma cadeia de informações, não pode desenvolvê-la. Por outro lado, as instituições do Estado sem a cooperação com a Universidade não conseguem criar instrumentos para lidar com alguns problemas”, ressalta.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista