Página inicial > Ultimas Notícias > ICSA promove Seminário sobre o papel das Ciências Sociais na Universidade Pública

• Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 15h47

divulgação

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), por meio das Faculdades de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Serviço Social e Turismo, vai realizar, no período de 12 a 14 de novembro, o I Seminário Conexões, com o tema “O Papel das Ciências Sociais Aplicadas na Defesa e Construção da Universidade Pública e Gratuita”. Submissões de trabalhos serão aceitas até esta sexta-feira, 19 de outubro, segundo o edital.

O objetivo central do seminário é analisar a conjuntura brasileira, as condições de defesa da Universidade Pública e socializar a pesquisa e extensão realizadas no âmbito do ICSA, além de analisar a dinâmica social, econômica e ambiental amazônica e propor tecnologias sociais e políticas públicas, fortalecendo a rede de pesquisadores e de instituições voltadas à compreensão da realidade da região.

Trata-se de um evento construído coletivamente pelos participantes das Subunidades Acadêmicas e Administrativas do Instituto, inspirado em experiências de seminários anteriores, e será conduzido por meio de palestras proferidas por professores e pesquisadores, com produções e análises sobre as temáticas, e por grupos de trabalho.

Segundo Armando Lirio, professor do ICSA, o evento vai divulgar as pesquisas e ações extensionistas realizadas no instituto e apresentar as articulações com outras áreas de conhecimento.

“É importante fortalecer a formação humanística e o caráter técnico-cientifico presente nos cursos ofertados pelo ICSA e sua capacidade de promover a formação cidadã e a excelência profissional de nossos estudantes, em prol de contribuições para o aprimoramento da relação universidade, sociedade, setor empresarial e  gestão pública”, completa.

O seminário proporciona a difusão do conhecimento e possibilita aos docentes, técnicos e discentes um momento de socialização das produções científicas que estejam conectadas com as discussões apresentadas, principalmente quanto ao papel da universidade pública.

Submissão de trabalhos – Submissões de artigos e banners podem ser realizadas até esta sexta, dia 19 de outubro. A cada participante, é permitida a submissão de, no máximo, 2 trabalhos. As melhores apresentações (de artigos) serão publicadas na revista Conexões.

Os artigos devem estar vinculados a um dos seguintes GTs: “O mundo do trabalho: uma das interfaces de integração das CSA”; “O Estado e o Fundo Público: os limites da regulação social capitalista”; “Desenvolvimento Regional e Urbano: as Alterações nas Redes de Cidades Amazônicas”; “Territorialidade e Meio Ambiente: Grandes Projetos e Impactos Ambientais”; “Plano de coleta seletiva de ações socioambientais no ICSA”; “Questões agrária, urbana e ambiental, movimentos sociais e serviço social na Amazônia”; “Gestão e políticas públicas de lazer e turismo”; “Turismo e Ambiente(s)”; “Tecnologias Sociais e Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Projetos Sociais”; “Desenvolvimento Econômico: uma visão baseada nos Sistemas Nacionais/Regionais de Inovação”; “Educação intercultural e a formação nas Ciências Sociais Aplicadas” ou “Lutas territoriais de povos e comunidades tradicionais: novas identidades e desafios para as Ciências Sociais Aplicadas”.

Os artigos, em formato de Resumo Expandido com apresentação oral, precisam ser inéditos e conter entre 4 e 6 laudas. Os artigos dos banners para exposição também devem ser inéditos, contendo de 2 a 5 laudas. Devem ser anexados no formulário para submissão.

I Seminário Conexões
Data: 12 a 14 de novembro de 2018
Local: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED)
Mais informações sobre submissão de trabalhos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (91) 3201-8046