Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto promove “Letramento Acadêmico” que busca ampliação da escrita e da oralidade

• Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 15h38

letramento

Tendo em vista a necessidade de propagação de conhecimento, nada melhor que um espaço de ampliação da escrita e da oralidade no meio acadêmico. Com esse pensamento, neste sábado, 20, o Projeto Alfabetização, letramento e docência na Amazônia, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), promove o Letramento Acadêmico. O evento ocorre no auditório do IEMCI, Campus Básico da Universidade Federal do Pará, das 8h30 às 11h30.

Além de uma necessidade para os alunos, as práticas de escrita no contexto acadêmico constituem uma proposta para romper barreiras da textualidade. De acordo com Glauce Corrêa, coordenadora do evento, a ação busca envolver práticas sociais daqueles que fazem parte do mundo acadêmico. “O evento conduz à apropriação dos conhecimentos a respeito dos gêneros pertencentes à esfera acadêmica (resenhas, artigos, resumos, seminários, debates) e da utilização destes em seus contextos de produção. Os gêneros podem ser usados para fins específicos dentro de um determinado domínio social: a Academia.”

O Letramento Acadêmico é destinado a graduandos e pós-graduandos de qualquer instituição. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, clicando aqui. A atividade é ministrada também pelas docentes Ana Brito, Valdete Leal e Suani Trindade.

Letramento Acadêmico – O subprograma busca fomentar a participação de graduandos, pós-graduandos e docentes da Educação Básica nas atividades ligadas à leitura, escrita e práticas de oralidade acadêmica. O trabalho proporciona a utilização de mecanismos que os auxiliem na construção de estratégias metodológicas para produção dos mais variados gêneros acadêmicos.

De acordo com Glauce Corrêa, egressa do Mestrado profissional em Letras (Profletras) e integrante do grupo, o discurso de diversos educadores aponta uma relação problemática dos alunos com a escrita. Nesse sentido, o evento é propositivo para potencializar e ampliar os conhecimentos necessários aos estudantes dos diferentes cursos superiores.“Para que possam cumprir, da maneira mais satisfatória possível, as novas demandas de escrita (e oralidade) que se lhes apresentam ao ingressarem na universidade, uma vez que estão em um novo contexto de utilização da linguagem”, comenta a coordenadora da atividade.

Projeto – O Alfabetização, letramento e docência na Amazônia está entre as 33 experiências inovadoras selecionadas no Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e no Caribe. O anúncio foi recebido no início de setembro.

A professora Isabel França Rodrigues, idealizadora do projeto, é a representante da equipe em um workshop organizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e pelo Banco Mundial (BM), em Bogotá, na Colômbia, nos dias 25 e 26 de outubro.

Para saber um pouco mais sobre as ações do projeto, confere a edição do UFPA Ensino, da Rádio Web UFPA, com as professoras Elizabeth Manfredo e Emília Oliveira, atuais coordenadoras do projeto.

Letramento Acadêmico
Data/Horário: sábado, 20, das 8h30 às 11h30
Local: Auditório do IEMCI, Campus Básico da Universidade Federal do Pará
Inscrições: podem ser feitas gratuitamente, clicando aqui.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/ Google