Pesquisador espanhol visita UFPA em parceria acadêmica
Desenvolver tecnologias químicas e biotecnológicas para o aproveitamento de rejeitos na Amazônia. Esse é o objetivo da parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o pesquisador Rafael Luque, da Universidade de Córdoba (UCO), na Espanha. O pesquisador é reconhecido internacionalmente na área de valorização de rejeitos e fará uma palestra gratuita nesta terça-feira, dia 23 de outubro, no auditório do prédio de Geofísica, que fica no Campus Básico – Guamá/Belém. Não há necessidade de inscrição prévia.
A visita faz parte do Projeto “Desenvolvimento de novos catalisadores e processos sustentáveis para biorrefinaria utilizando rejeitos agroindustriais lignocelulósicos amazônicos”, aprovado recentemente no edital de seleção pública de pesquisas científica e tecnológica do Banco da Amazônia, o qual recebe apoio do Programa de Cooperação Internacional (PACI) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA.
A presença do pesquisador espanhol em Belém é uma iniciativa do Laboratório de Óleos da Amazônia, ligado ao Instituto de Ciências Biológicas e ao Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá). Aproveitando sua estadia, Rafael Luque ministrará uma palestra gratuita e aberta aos estudantes da UFPA, com o tema “Biotechnologically-derived Biorefineries: present and future”.
Mobilidade - Para Luís Adriano Nascimento, coordenador do Laboratório de Óleos da Amazônia, a presença de Rafael Luque é fundamental para definir ações e metas da parceria, favorecendo a mobilidade internacional e a troca de experiências entre pesquisadores e alunos da UFPA e da UCO.
Ela é fundamental “para termos a aquisição e o aperfeiçoamento de técnicas e a implementação de ideias e trabalhos científicos que possam promover um aproveitamento da imensa diversidade e quantidade de resíduos que temos na Amazônia, como caroço de açaí, cascas de frutas e resíduos madereiros para a produção de biocombustíveis e outros produtos de alto valor agregado dentro do conceito moderno de BIORREFINARIA. Por isso a “presença de Rafael Luque é um passo importante para a geração de conhecimento (artigos e, em um cenário positivo, patentes) sobre o aproveitamento desses rejeitos amazônicos, além de uma possível transferência de tecnologia que pode favorecer a consolidação de diversas cadeias produtivas, gerando emprego e renda para pequenos produtores, cooperativas de agricultores familiares e até mesmo indústrias de maior porte”, argumenta o pesquisador paraense.
Currículo – O professor doutor Rafael Luque Alvarez de Sotomayor é full professor na Universidad de Córdoba. Seu grupo de Química em Nanoescala e Valorização de Biomassa/Rejeitos (Nanoval) está estabelecido como um grupo internacionalmente consolidado. É editor da Revista Journal of Molecular Catalysis A; faz parte do corpo editorial de várias revistas e é autor de 341 artigos publicados, 3 patentes, 8 livros e 25 capítulos de livro, que lhe conferem um elevado índice de produtividade acadêmica.
“Apesar de jovem, tem uma renomada e premiada carreira no campo da química em nanoescala, catálise heterogênea e, principalmente, na valorização de biomassas e rejeitos para a obtenção de biocombustíveis e outros produtos economicamente importantes”, enumera Luiz Adriano.
Serviço:
Palestra “Biotechnologically-derived Biorefineries: present and future”
Data: 23 de outubro, a partir das 14h30h
Local: Auditório do prédio de Geofísica, que fica no Campus Básico – Guamá/Belém.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google
Redes Sociais