Página inicial > Ultimas Notícias > Submissões de trabalho para o IV Colóquio de Pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade vão até esta terça, 22

• Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 15h17

pesquisa educacao cultura sociedade

Não somos iguais, e a diversidade não apenas é positiva como também é fundamental reconhecê-la e valorizá-la. Esse é o princípio do evento que será realizado de 11 a 13 de dezembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O IV Colóquio de Pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade está com inscrições abertas, e o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até esta terça-feira, 23 de outubro.

“Interculturalidade e Educação: Reflexões no Cenário de Crise” é o tema da programação promovida pela Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED).

Para os organizadores do evento, “é fundamental reafirmar o papel das escolas e universidades públicas na construção de sociedades interculturais, em que sejam assegurados os direitos sociais, civis e políticos aos diferentes grupos sociais que compõem nossa região, em detrimento das forças políticas reacionárias e autoritárias que não valorizam a diversidade e tentam impor seu conservadorismo à grande maioria da população”, resume Albert Cordeiro, pesquisador da Universidade Federal do Amapá e doutorando do PPGED-UFPA.

Assim, o colóquio busca propiciar um debate interdisciplinar no campo da educação, divulgando e debatendo estudos realizados por professores e estudantes da UFPA, promovendo a articulação e integrando pesquisadores e sociedade civil interessados em compreender o fenômeno da educação com base nas suas múltiplas relações com a sociedade e a cultura.

Debatendo a Amazônia - Nestes sete anos de sua existência, a linha “Educação, Cultura e Sociedade” ampliou o número de alunos e docentes que, por meio de suas produções, vem consolidando seu reconhecimento no PPGED/UFPA. No primeiro colóquio, realizado em 2012, o debate foi sobre a “Educação e Cultura na América Latina”. No ano seguinte, a programação refletia sobre “Educação e História das Diferenças Socioculturais no Brasil”. No evento realizado em 2015, o tema foi “A Produção do Conhecimento em Educação na Amazônia”.

Nesta 4º edição, o tema põe em reflexão a interculturalidade em um momento de crise e de graves retrocessos no campo dos direitos sociais e culturais no Brasil e na América Latina. O grupo de pesquisadores pretende discutir o momento complexo vivido no Brasil, marcado por “uma série de retrocessos nos direitos dos povos tradicionais da Amazônia, das minorias sociais, étnicas e sexuais, além de ataques sem precedentes na história recente do País à educação escolar, à universidade pública e aos direitos humanos”, indicam os organizadores.

Além de reunir e promover o diálogo entre pesquisadores nacionais e internacionais, com os trabalhos científicos desenvolvidos no PPGED da UFPA, o objetivo do evento é debater as implicações desse tema para a população da Amazônia e apontar indicativos para a edificação de processos educativos interculturais a partir da educação escolar.

Inscrições para o IV Colóquio de Pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade
Realização: 11 a 13 de dezembro, no Auditório B do ICED
Submissão de trabalhos até 23 de outubro pelo site do evento.
Inscrições gratuitas.

Texto: Divulgação - PPGED∕UFPA