Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário internacional debate linguagens, saberes e sociodiversidade na Amazônia

• Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 15h05

Seminário Internacional Linguagem

Com o intuito de estimular a diversidade das produções etnográficas, o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), realizará o I Seminário Internacional Linguagens, Saberes e Sociodiversidade na Amazônia entre os dias 4 e 8 de dezembro. Com o tema Biodiversidade, o evento ocorrerá no Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará e contará com a participação de pesquisadores de outros países e de outras regiões do Brasil. As inscrições serão realizadas até o dia 20 de novembro.

O formato do evento foi modificado. Agora, passará a ser realizado nos anos pares de 2018 em diante. Segundo Cesar Augusto Martins de Souza, organizador do evento, a mudança foi necessária para aumentar o alcance internacional do evento. “Estamos em uma fase de ampliação das atividades do PPLSA. Por isso foi criado um espaço para divulgação de pesquisas e para ouvir os investigadores de outros países, em especial José Luís Garcia, da Universidade de Lisboa, e Martha Ruffini, da Universidade de Quilmes/Argentina, bem como de outros lugares do Brasil”, afirmou Cesar Souza.

Intercâmbio - A importância central é possibilitar um espaço para intercâmbio e parcerias entre pesquisadores da Universidade e da Amazônia como um todo, com pesquisadores de outros países e de outras regiões do Brasil. Os estudantes de pós-graduação poderão interagir entre si, pensar parcerias e conhecer de perto o que vem sendo investigado em outros lugares.

Diálogos - O evento objetiva construir diálogos entre os grupos de pesquisa ligados ao PPLSA e outros em parceria, possibilitar espaço para socialização de trabalhos acadêmicos, nos grupos de pesquisa, e em outros espaços ligados ou não a PPGs e debater sobre a atual condição do programa e propostas futuras quanto a linhas de pesquisa, a grupos de pesquisa e a projetos integrados.

I Prêmio de Ensaios Etnofotográficos Cornelia Eckert - É destinado para produções que apresentem qualidade técnica, heurística e estética reconhecida na área antropológica. Serão aceitos ensaios nacionais e internacionais, desde que tratem de temas de relevância antropológica e com qualidades estéticas.

I Prêmio Cornelia Eckert de Filme Etnográfico - O concurso de vídeo tem por objetivo premiar produções de cunho antropológico e devem ter sido produzidos de janeiro de 2016 até 2018 e ter, no máximo, 15 minutos. Serão aceitas as produções nacionais e internacionais de documentários, a etnoficção, a ficção e os vídeos de animação que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos e eventos em uma perspectiva antropológica.

Premiação - A comissão organizadora concederá o prêmio, que consiste em certificação para as duas categorias. Para o prêmio de filme, o trabalho será publicado em um exemplar da nova revista amazônica, além de serem exibidos em mostra especial na programação do seminário, seguido de debates. Os filmes farão parte do acervo fílmico do PPLSA. Já o prêmio de fotografia, os trabalhos serão publicados em um exemplar da nova revista amazônica e o resultado dos premiados será publicado no site do evento até o dia 30 de outubro.

Valor de Inscrição - Os valores para a apresentação em Comunicação Oral estão no primeiro lote e vão até o dia 20 de outubro. Poderão se inscrever no seminário mestrandos, professores, doutorandos, doutores. A apresentação de pôsteres é destinada semente para alunos de graduação. Aos ouvintes, será cobrada a taxa de R$ 30,00 reais, e as inscrições poderão ser realizadas até o dia do evento.

O seminário será composto por conferências, mesas, grupos de trabalho (GT), pôsteres de iniciação científica e atividades culturais . Para mais informações sobre GT, valores da inscrição,  prêmios, entre outros assuntos que envolvem o seminário, acessar o site do evento.

I Seminário Internacional Linguagens, Saberes e Sociodiversidade na Amazônia
Data: 4 a 8 de dezembro