Página inicial > Ultimas Notícias > Cátedra promove evento que reúne a apresentação de estudos sobre a história e a cultura luso-amazônica

• Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h20

CAPA 22.10.2018 Abertura de Cátedra Foto Alexandre de Moraes 26

O Ciclo de Palestras intitulado “Arquivos e Coleções de Livros entre o Rio de Janeiro e Belém do Pará no Século XIX” reúne a apresentação de estudos sobre a história e a cultura luso-amazônica. A programação foi aberta nesta segunda-feira, dia 22, no auditório da sede social do Grêmio Recreativa Literário Português. A inciativa é da Cátedra de Estudos “João Lúcio de Azevedo”, rede de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia e à Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (Prointer/ UFPA).

22.10.2018 Abertura de Cátedra Foto Alexandre de Moraes 31 373X212O evento segue até esta quinta-feira, 25 de outubro, no auditório do Instituto de Geociências, no Campus Básico da UFPA. O Ciclo de Palestras integra as ações de fomento aos estudos portugueses, promovidas pela Universidade, em parceria com instituições da comunidade luso-amazônica no Pará, bem como com instituições brasileiras em Portugal, e outras, nomeadamente arquivos, bibliotecas e centros culturais que contêm acervos documentais de interesse para a história universal.

Para a mesa de abertura, estiveram presentes o vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, a diretora da Cátedra, Maria de Nazaré Sarges, e o diretor bibliotecário do Grêmio, Cícero Alves da Silva. Eles destacaram a importante parceria entre as duas instituições para a promoção dos estudos luso-amazônicos em diversos campos, incluindo História, Artes, Literatura e Arquitetura.

22.10.2018 Abertura de Cátedra Foto Alexandre de Moraes 10 373x212A proposta do ciclo de palestras, segundo Maria de Nazaré Sarges, é reunir pesquisadores para debater o acervo de duas importantes instituições. “Para todos os investigadores da cultura e da língua portuguesas, seja historiador, seja literato, seja arquiteto, existem duas casas que são fundamentais para a investigação: em Belém, o Grêmio Literário Português, com sua biblioteca; e no Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português. E a história dessas instituições se entrelaçam, daí o tema proposto para este evento”, disse.

22.10.2018 Abertura de Cátedra Foto Alexandre de Moraes 47 373X212Para o vice-reitor, Gilmar Silva, a criação da Cátedra de Estudos Portugueses “João Lúcio de Azevedo” permitiu essa reaproximação entre a Amazônia e Portugal, em prol da disseminação da língua, da cultura e da história luso-brasileira. “Eu penso que a Cátedra tem permitido nos aproximarmos cada vez mais, em função do seu papel acadêmico, mas também do seu papel de estabelecer essa relação cultural entre o pensamento brasileiro e o português, e a Universidade precisa se apropriar desse conjunto de produção de conhecimento dessas instituições, porque isso nos permite ver o passado, analisar o presente e vislumbrar o futuro. Esse é um exercício constante da ciência”, afirmou.

Programação – É composta de palestras e mesas-redondas, com a participação do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), Fabiano Cataldo de Azevedo. O ciclo de palestra abordará as diversas facetas da presença portuguesa no Pará, desde a imigração até a relação do intelectual português Fran Paxeco (que deu nome à Biblioteca do Grêmio Literário Português) com os intelectuais paraenses, entre outros temas. Acesse aqui a programação completa.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes