Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Doutorado em Matemática promove debate nesta quarta-feira, 24

Programa de Doutorado em Matemática promove debate nesta quarta-feira, 24

• Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h14

matemática2

Nesta quarta-feira, 24 de outubro, o Programa de Doutorado em Matemática em Associação Ampla UFPA/UFAM realiza a palestra "Taxas de decaimento uniforme para a equação de ondas em meios não homogêneos e sujeitas à dissipação não linear localmente distribuída". O evento, que tem como objeto comparar a técnica de multiplicadores versus a teoria de análise microlocal, ocorre no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEM) e contará com a participação do professor Marcelo Moreira Cavalcanti, da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).

Ao comparar a técnica de multiplicadores versus a teoria de análise microlocal, no que se refere à obtenção de taxas de decaimento uniforme para equações de ondas que se propagam em variedades compactas, é possível mostrar a “otimalidade” da análise microlocal em relação à melhor região possível onde o efeito dissipativo ou o controle atuam. Para Dilberto da Silva Almeida Júnior, coordenador do Programa de Doutorado em Matemática UFPA/UFAM, debater o tema na atualidade é importante também por envolver o controle da energia.

Segundo o professor, o controle de energia é descrito por um dos maiores cientistas contemporâneos, Jacques Louis Lions, como uma forma de “comportar-se de acordo com nossos desejos de um modo compatível com segurança e ética, e com o menor custo possível’.  Por esse motivo, o debate desta temática, que envolve o controle da energia associada a um sistema distribuído, é de estrema importância na atualidade.

O tema pode interferir no dia a dia, pois abrange a necessidade de debate acerca do gasto excessivo de energia ou o mal controle desta. “Vivemos em um mundo onde os recursos naturais, embora abundantes, podem vir a ficar escassos se não forem utilizados com prudência e sabedoria. Dentro dessa perspectiva, torna- se cada vez mais necessário controlar a energia utilizada para deslocar um "sistema" de um estado inicial até um estado final, previamente estabelecidos. O gasto excessivo de energia ou o mal controle dela pode levar o planeta ao caos”, afirmou Dilberto Junior.

Durante o evento, será usado um exemplo de ondas que se propagam em meios não homogêneos, mostrando que a análise microlocal desempenha um papel fundamental neste tipo de situação bem comum do ponto de vista físico. A palestra é destinada a alunos de Mestrado e Doutorado em Matemática, Matemática Aplicada ou Física-Matemática. Não haverá inscrição prévia, porém as vagas são limitadas à capacidade do auditório.

Programa de Doutorado em Matemática  - Criado em 2010, o Programa de Doutorado em Matemática, em associação com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tem como base principal a infraestrutura física e de recursos humanos das Faculdades de Matemática da UFPA e do Departamento de Matemática da UFAM.

O programa objetiva preparar recursos humanos com qualificação para a docência e para a pesquisa avançada em Matemática, dando-lhes, desse modo, condições para que possam desempenhar o exercício do magistério superior com maior eficiência e desenvolver, com alta qualidade, a pesquisa científica nos diversos ramos do conhecimento matemático.

Na avaliação trienal 2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PDM manteve a nota 4 e segue com o titulo de único curso de Doutorado em Matemática na Região Norte. A última avaliação trienal foi realizada em 2016.

Palestra "Taxas de decaimento uniforme para a equação de ondas em meios não homogêneos e sujeitas à dissipação não linear localmente distribuída"
Data: 24 de outubro
Hora: às 10h