Página inicial > Ultimas Notícias > Prointer se reúne com alunos que se preparam para intercâmbio do Santander Universidades

• Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 17h24

Reuniao ProinterAlunosSantander FOTO NAYANA BATISTA 13 1

Com o objetivo de oferecer orientações para ter um intercâmbio bem-sucedido e melhor convívio durante esta experiência, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) realizou, no início desta semana, uma reunião com os estudantes da UFPA que serão beneficiados pelo Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação. Por meio do programa, sete alunos da UFPA estudarão um semestre em universidades portuguesas da cidade do Porto.

O momento serviu para que os alunos que vão passar por essa nova experiência pudessem esclarecer possíveis dúvidas, receber orientações quanto aos documentos e procedimentos necessários para serem realizados antes, durante e depois da viagem, além de terem tido a oportunidade de ouvir dois bolsistas de anos anteriores - Felipe Fonseca e Raísa Araújo - sobre suas respectivas experiências durante o período que estudaram em Portugal.

FOTO NAYANA BATISTA 15Os alunos selecionados pelo programa foram: Beatriz Pereira (Direito), Ligia de Souza (Engenharia Sanitária e Ambiental), Lucas Ruffeil (Engenharia Civil), Maurício de Almeida (Artes Visuais), Sara Lobo (Engenharia Civil) e Victória da Silva (Letras – Inglês) que vão estudar por um semestre na Universidade de Porto, e Edgar Barra (Cinema e Audiovisual), que irá para o Instituto Politécnico do Porto. As escolhas da universidade e do semestre de ingresso ficaram a critério dos estudantes, baseadas nos planos de estudos, que devem ser semelhantes e com matérias possíveis de serem creditadas na UFPA.

Novos bolsistas – Na expectativa para que a viagem aconteça, Edgar Barra, atualmente estudante do sexto semestre do curso de Cinema e Audiovisual,  mostrou-se feliz e grato pela oportunidade de viver esta nova experiência. “Eu acho que é um privilégio muito grande estar na maior universidade do Norte, que tem convênios, entre os quais, com as universidades portuguesas. É um verdadeiro sonho ter a possibilidade de sair da Região Norte e poder estudar na Europa. È um privilégio muito grande também ser aluno da UFPA”, finaliza o aluno.

Edgar acredita que este é um momento que se deve aproveitar tudo o que for possível para aprender, seja acadêmica, seja culturalmente. “Será uma experiência de mais aprendizado, viver novos horizontes e aproveitar, que isso vai servir lá na frente. Mas viver esta experiência não começa agora, com a assinatura de contrato e com a viagem, e sim lá atrás, quando a gente se dedica”, lembra.

Reuniao ProinterAlunosSantander FOTO NAYANA BATISTA 13 2

Para Sara, que já vai cursar o próximo semestre em Portugal, a experiência será, ainda, uma importante oportunidade para construir uma rede de contatos que poderá facilitar seus estudos não somente na graduação, mas também para uma possível pós-graduação. “A Universidade do Porto é uma referência em Engenharia e tem muitas matérias voltadas para a Engenharia de Estrutura, que é a minha área de estudo. Então, nesta parceria, além de aprender, também vou levar muita coisa. Vou tentar fazer este link já pensando em um futuro mestrado”, explica a aluna de Engenharia Civil.

Internacionalização da UFPA – Segundo Laura Vieira, que trabalha no aconselhamento dos alunos na Mobilidade Acadêmica Internacional da Prointer, parcerias como esta com o Banco Santander são importantes por possibilitar um crescimento duplo: os alunos vivenciam uma experiência em uma cultura diferente, e a UFPA, representada por eles, torna-se cada vez mais internacionalmente conhecida. “Com o passar do tempo, houve um crescimento muito grande e um fortalecimento dos cursos. Após esta experiência, os alunos se tornam mais preparados para o futuro e a Universidade também se destaca, se tornando mais conhecida. A internacionalização é um caminho sem volta”, ressalta.

Bolsas Santander Prointer FelipeApós viver a experiência no ano de 2015, Felipe Fonseca, que, por meio das Bolsas Ibero-Americanas, estudou por um semestre na Universidade de Coimbra, também acredita que a realização de programas internacionais é importante para a melhoria dos alunos e da academia. “Você percebe que a troca de conhecimento e a troca de cultura só enriquecem a universidade, a academia. A experiência nos faz crescer, faz ter novas produções de pesquisas, e isso tudo agrega valor à melhoria da Universidade em rankings de avaliações nacionais e internacionais“, comenta o advogado.

Como participar do programa Para participar da seleção do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação, os estudantes devem ser maiores de 18 anos e estar regularmente matriculados em um curso de graduação da UFPA. A seleção é realizada uma vez por ano, assim que é publicado o edital com os critérios válidos.

Para Felipe, o primeiro passo para quem deseja se candidatar à bolsa está na busca de uma melhoria do desempenho acadêmico desde já. Uma aplicação bem-sucedida requer que o estudante procure ter, além de boas notas, também participação em projetos diversos da Instituição, como os projetos de pesquisa e/ou de extensão. “Nós temos uma universidade extremamente aberta, principalmente quanto aos projetos de pesquisa e extensão. A pessoa tem que aproveitar todo esse leque que a UFPA proporciona”, aconselha o ex-bolsista.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista e arquivo pessoal