Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Prointer se reúne com alunos que se preparam para intercâmbio do Santander Universidades
Início do conteúdo da página

Prointer se reúne com alunos que se preparam para intercâmbio do Santander Universidades

  • Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 17h24

 Reuniao ProinterAlunosSantander FOTO NAYANA BATISTA 13 1

Com o objetivo de oferecer orientações para ter um intercâmbio bem-sucedido e melhor convívio durante esta experiência, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) realizou, no início desta semana, uma reunião com os estudantes da UFPA que serão beneficiados pelo Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação. Por meio do programa, sete alunos da UFPA estudarão um semestre em universidades portuguesas da cidade do Porto.

O momento serviu para que os alunos que vão passar por essa nova experiência pudessem esclarecer possíveis dúvidas, receber orientações quanto aos documentos e procedimentos necessários para serem realizados antes, durante e depois da viagem, além de terem tido a oportunidade de ouvir dois bolsistas de anos anteriores - Felipe Fonseca e Raísa Araújo - sobre suas respectivas experiências durante o período que estudaram em Portugal.

FOTO NAYANA BATISTA 15Os alunos selecionados pelo programa foram: Beatriz Pereira (Direito), Ligia de Souza (Engenharia Sanitária e Ambiental), Lucas Ruffeil (Engenharia Civil), Maurício de Almeida (Artes Visuais), Sara Lobo (Engenharia Civil) e Victória da Silva (Letras – Inglês) que vão estudar por um semestre na Universidade de Porto, e Edgar Barra (Cinema e Audiovisual), que irá para o Instituto Politécnico do Porto. As escolhas da universidade e do semestre de ingresso ficaram a critério dos estudantes, baseadas nos planos de estudos, que devem ser semelhantes e com matérias possíveis de serem creditadas na UFPA.

Novos bolsistas – Na expectativa para que a viagem aconteça, Edgar Barra, atualmente estudante do sexto semestre do curso de Cinema e Audiovisual,  mostrou-se feliz e grato pela oportunidade de viver esta nova experiência. “Eu acho que é um privilégio muito grande estar na maior universidade do Norte, que tem convênios, entre os quais, com as universidades portuguesas. É um verdadeiro sonho ter a possibilidade de sair da Região Norte e poder estudar na Europa. È um privilégio muito grande também ser aluno da UFPA”, finaliza o aluno.

Edgar acredita que este é um momento que se deve aproveitar tudo o que for possível para aprender, seja acadêmica, seja culturalmente. “Será uma experiência de mais aprendizado, viver novos horizontes e aproveitar, que isso vai servir lá na frente. Mas viver esta experiência não começa agora, com a assinatura de contrato e com a viagem, e sim lá atrás, quando a gente se dedica”, lembra.

Reuniao ProinterAlunosSantander FOTO NAYANA BATISTA 13 2

Para Sara, que já vai cursar o próximo semestre em Portugal, a experiência será, ainda, uma importante oportunidade para construir uma rede de contatos que poderá facilitar seus estudos não somente na graduação, mas também para uma possível pós-graduação. “A Universidade do Porto é uma referência em Engenharia e tem muitas matérias voltadas para a Engenharia de Estrutura, que é a minha área de estudo. Então, nesta parceria, além de aprender, também vou levar muita coisa. Vou tentar fazer este link já pensando em um futuro mestrado”, explica a aluna de Engenharia Civil.

Internacionalização da UFPA – Segundo Laura Vieira, que trabalha no aconselhamento dos alunos na Mobilidade Acadêmica Internacional da Prointer, parcerias como esta com o Banco Santander são importantes por possibilitar um crescimento duplo: os alunos vivenciam uma experiência em uma cultura diferente, e a UFPA, representada por eles, torna-se cada vez mais internacionalmente conhecida. “Com o passar do tempo, houve um crescimento muito grande e um fortalecimento dos cursos. Após esta experiência, os alunos se tornam mais preparados para o futuro e a Universidade também se destaca, se tornando mais conhecida. A internacionalização é um caminho sem volta”, ressalta.

Bolsas Santander Prointer FelipeApós viver a experiência no ano de 2015, Felipe Fonseca, que, por meio das Bolsas Ibero-Americanas, estudou por um semestre na Universidade de Coimbra, também acredita que a realização de programas internacionais é importante para a melhoria dos alunos e da academia. “Você percebe que a troca de conhecimento e a troca de cultura só enriquecem a universidade, a academia. A experiência nos faz crescer, faz ter novas produções de pesquisas, e isso tudo agrega valor à melhoria da Universidade em rankings de avaliações nacionais e internacionais“, comenta o advogado.

Como participar do programa Para participar da seleção do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação, os estudantes devem ser maiores de 18 anos e estar regularmente matriculados em um curso de graduação da UFPA. A seleção é realizada uma vez por ano, assim que é publicado o edital com os critérios válidos.

Para Felipe, o primeiro passo para quem deseja se candidatar à bolsa está na busca de uma melhoria do desempenho acadêmico desde já. Uma aplicação bem-sucedida requer que o estudante procure ter, além de boas notas, também participação em projetos diversos da Instituição, como os projetos de pesquisa e/ou de extensão. “Nós temos uma universidade extremamente aberta, principalmente quanto aos projetos de pesquisa e extensão. A pessoa tem que aproveitar todo esse leque que a UFPA proporciona”, aconselha o ex-bolsista.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista e arquivo pessoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página